Instituto oferece reforço escolar a crianças e cursos profissionalizantes a famílias

Grupo Comolatti mantém iniciativa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade na zona Noroeste da cidade

Fotos: Grupo Comolatti

O Grupo Comolatti inaugurou, no dia 8, o Instituto Comolatti, que atuará, principalmente, na área de Educação, proporcionando reforço estudantil para crianças entre 6 e 13 anos, no bairro de Taipas, zona Noroeste da capital paulista.

A criação do Instituto marca o centenário de nascimento do fundador do Grupo Comolatti – Evaristo Comolatti (1922-2005).

Entre as iniciativas do Instituto está o projeto educacional que proporciona o reforço estudantil com aulas de Português, Matemática e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para crianças e a capacitação profissional de suas famílias.

O Instituto firmou uma parceria com a associação privada de fiéis Aliança de Misericórdia para a realização das atividades que acontecem na Vila Cuore, espaço do movimento, situado na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 13.658, Jardim Taipas.


RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ana Lucia Del Carlo Comolatti /Grupo Comolatti

Ana Lucia Del Carlo Comolatti, artista plástica e diretora social do Instituto Comolatti, enfatizou que está no DNA da família ajudar o próximo.

“O Grupo Comolatti sempre contribuiu de forma efetiva na promoção humana e social. Antes da pandemia, 80 instituições por ano, além de igrejas, eram beneficiadas com nossas ações sociais”, recordou.

A diretora ressaltou que a COVID-19 evidenciou a falta de recursos na área da Educação no País: “Com as escolas fechadas, muitas crianças, sobretudo as mais carentes, ficaram sem acesso à aprendizagem. A partir dessa realidade nasceu a ideia de criar o Instituto e oferecer reforço escolar às crianças”.

Além das aulas de reforço no contraturno escolar, as famílias são beneficiadas. “Cada família recebe do Instituto uma cesta básica e um vale de R$ 300,00, para garantir acesso a alimentação e incentivo aos estudos”, detalhou.

Ana Lucia falou sobre a importância de ajudar as crianças a se qualificar profissionalmente. “Um dia na semana, as crianças participam de uma aula na padaria, já pensando em introduzi-las e profissionalizá-las”, afirmou.

A diretora ressaltou que o Instituto planeja aumentar, em breve, o número de vagas de 50 para 150. “Neste momento pandêmico, a Educação é nossa prioridade, e várias crianças estão à espera por essa oportunidade”, enfatizou.

Sala de aula do projeto em parceria com a Aliança de Misericórdia /Grupo Comolatti

PARCERIA

A Aliança de Misericórdia, instituição com a qual o Instituto Comolatti firmou parceria, foi fundada em 2000, e nasceu da inspiração dos missionários italianos Padre Antonello Cadeddu, Padre João Henrique Porcu e a Irmã Maria Paola do Cordeiro Imolado, com a missão de propagar o amor misericordioso de Deus, sobretudo aos mais pobres e abandonados.

A Vila Cuore, espaço do movimento situado no Jardim Taipas, é o local onde as aulas de reforço escolar e os cursos de profissionalização acontecem. Em 2018, o projeto “Mãos à Obra” ofereceu aulas de Gastronomia  com chefs voluntários a jovens da periferia de São Paulo. Além disso, na Vila Cuore já acontecem cursos gastronômicos e há uma cozinha industrial e todos utensílios necessários para as aulas.

“É um lugar de educação, formação profissional, apoio, proteção e prevenção, oferecendo um espaço atrativo e humanizado de educação, convivência e profissionalização”, disse Ana Beatriz Hauptmann (Bia), diretora de Desenvolvimento Social e membro da Aliança de Misericórdia.

Bia ressaltou ainda que a parceria é uma forma de abranger ainda mais as realidades da região: “Uma forma de unir e capacitar crianças e suas famílias, devolver a esperança e a dignidade a todos, pois a misericórdia de Deus alcança a todos”, completou.

Rita de Cássia Fernandes Novaes é uma das beneficiadas com o curso de Gastronomia na Vila Cuore: “Fiz o curso em 2019 e fiquei encantada com as possibilidades gastronômicas. Depois, fui contratada para trabalhar na área. O curso me proporcionou muito além do emprego, me devolveu dignidade”.

Alunos do Vila Cuore /Grupo Comolatti

FAZER O BEM

Padre Rodrigo Custódio Andrade Ramos, sacerdote da Aliança de Misericórdia, destacou que a entidade atende três comunidades da região extremamente carentes: Jardim Botuquara, Jardim Rincão e Parque Taipas.

“Uma realidade permeada pela pobreza extrema. A parceria com o Instituto Comolatti abre as portas da esperança para muitas crianças se dedicarem aos estudos”, disse o Sacerdote, pontuando que os recursos financeiros do Instituto visam a viabilizar as ações junto às crianças e suas famílias.

“O Instituto Comolatti vem para coroar os muitos trabalhos realizados pela família Comolatti nos vários segmentos da sociedade há décadas para o progresso social”, disse, recordando que o Grupo Comolatti já atua há mais de duas décadas em projetos da Aliança de Misericórdia.


Sérgio Comolatti, presidente do Grupo Comolatti, enfatizou que “há muito a ser feito, mas dar este passo é uma forma de renovar o comprometimento do Grupo Comolatti em busca de uma sociedade mais igualitária, mais inclusiva”. Ele enfatizou que o “Instituto Comolatti já nasce com a vontade e a colaboração de muitas pessoas do bem, que juntas, têm um poder ainda maior de transformar”.

Vila Cuore /Grupo Comolatti

DEPOIMENTOS DE CRIANÇAS ASSISTIDAS

Pedro, 13 anos

“As aulas de reforço escolar estão me ajudando muito. Minha família está sendo bem alimentada graças à ajuda do Instituto. Meu sonho é ser médico e estou tendo a oportunidade de, por meio do reforço escolar, lutar pelo meu sonho.”

Marina, 9 anos

“Nas aulas na minha escola, não consegui aprender a ler. Graças às aulas de reforço, hoje já estou conseguindo ler.”

Kenedy, 11 anos

“O projeto ajudou muito a mim e minha família. Meu sonho é ser veterinário  para cuidar dos animais.”

O GRUPO COMOLATTI

O legado do Grupo Comolatti começou a ser construído em 1948, quando Evaristo Comolatti, imigrante italiano, chegou à cidade de São Paulo. O sonho de abrir um grande negócio no segmento automotivo o levaria a inaugurar no bairro da Mooca, em 1957, uma revendedora de autopeças e oficina, a Evaristo Comolatti & Cia. Ltda. Há 65 anos, o grupo atua desde a distribuição de autopeças e a comercialização de veículos até a alta gastronomia e no setor imobiliário. Entre os projetos sociais, destacam-se o investimento em Ciência, Cultura e Educação, restauração de sinos de Igrejas brasileiras e estrangeiras, revitalização de praças italianas em São Paulo, investimento em esporte, eventos beneficentes entre outros.

guest
13 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários