Há maneiras para que nos comuniquemos com os mortos?

A Maria Roberta, de Seropédica (RJ), escreveu-me com a seguinte dúvida: “Padre, nós podemos mandar recados para os falecidos por meio do anjo da guarda?”. Minha irmã, aproveito a sua dúvida para dizer o seguinte: não é preciso mandar recados por meio do anjo da guarda. Apenas ore pelos seus … Leia mais

‘O Bom Pastor dá a vida’

“Eu sou o bom Pastor” (Jo 10,11), diz Jesus. Nele se cumpre a promessa divina: “Eu mesmo apascentarei minhas ovelhas e as farei repousar” (Ez 34,15). Semelhante a um pastor que recolhe as ovelhas, protegendo-as dos lobos e de toda sorte de perigos, Jesus Cristo é o único que pode … Leia mais

O direito e a Graça

Lembro com alguma clareza quando aprendi na escola sobre a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Lembro-me de que fiquei maravilhado, afinal me ensinaram como uma grande conquista da humanidade, como se o homem tivesse obtido a sua maioridade e que serviria como base para um mundo justo para todos. Finalmente … Leia mais

Jesus Cristo, aquele que nos ama como ninguém

Jesus Cristo nos ama como ninguém porque é Deus e nenhuma pessoa humana consegue nos amar de forma perfeita; Ele sim. O Tempo Pascal é o momento especial do ano para lembrarmo-nos disso, experimentá-Lo em nossas vidas e agradecer-Lhe! Se fizermos isso, sairemos deste tempo diferentes… O que significa que … Leia mais

A educação cristã

A história da educação no Ocidente está estreitamente ligada com a história da Igreja Católica. Desde o fim da Antiguidade, com o declínio de Roma e a desorganização do sistema educacional oficial do Império, a Igreja começou a difundir escolas anexas aos mosteiros e catedrais, algumas delas permanecendo até hoje … Leia mais

O Pastor bom

O 4º Domingo da Páscoa é conhecido como o Domingo do Bom Pastor. Nele se lê a cada ano, na Missa, uma parte do capítulo 10º do Evangelho segundo São João, no qual Jesus se apresenta como a porta dos pastores e das ovelhas e também o bom pastor das … Leia mais

Todas as religiões levam à salvação?

A Tereza, da Vila Mariana, me escreve com a seguinte dúvida: “Padre, todas as religiões podem ser consideradas caminho para a salvação?” Minha irmã, todas as religiões indicam uma coisa muito bonita, a saber: a percepção dos homens de que somente a existência de Deus pode explicar o universo, a … Leia mais

Ainda sobre a esperança…

No Tempo Pascal, os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes, a Igreja celebra com alegria e exultação um tempo como se fosse um só dia de festa ou, como disse Santo Atanásio, “como se fosse um grande Domingo”. O túmulo vazio é a maior … Leia mais

Casa com crianças e o desafio da ordem

Certamente, um dos grandes desafios numa casa com crianças é a manutenção da ordem, seja material, seja temporal. É comum tendermos aos extremos: alguns ficam sem paz ao observar a casa mais desordenada, com brinquedos espalhados e objetos fora do lugar; outros se colocam na seguinte posição: é assim mesmo, … Leia mais