Cristo ressuscitou!

Cristo ressuscitou! Este acontecimento lança luz sobre todos os demais mistérios da vida do Senhor sobre a Terra. Sua Encarnação, a pregação pública, os milagres, a fundação da Igreja, a instituição da Eucaristia e, especialmente, sua Paixão e Morte, podem ser compreendidos somente a partir deste fato: “Ressuscitado dos mortos, … Leia mais

A casa inteira ficou cheia de perfume

Certa vez, encontrei na rua um antigo paroquiano. Ele era um jovem senhor que me reconheceu pelo caminho, ficou contente de me encontrar, e, por isso, aproximou-se de mim e conversamos um pouco. No início, a conversa girou em torno da satisfação que ele demonstrava por me encontrar ali. Depois, … Leia mais

Autonomia, autoestima e autoconfiança

Todos os pais querem que seus filhos sejam autônomos, que confiem em sua própria capacidade de agir e que apreciem e valorizem o seu modo de ser e de viver. No entanto, nem sempre as ações cotidianas conduzem verdadeiramente a criança a esse objetivo. Exatamente por isso, trago aqui algumas … Leia mais

‘Ele me amou e Se entregou por mim’

Chegamos mais uma vez à Semana Santa, ao momento central em torno do qual orbita a liturgia do ano inteiro. Precisamos aproveitar esta ocasião tão especial para nos abrir às graças abundantes que Deus quer nos conceder – mas como fazê-lo?A primeira coisa é entendermos que a Semana Santa é … Leia mais

Crucificado, morto e sepultado

A celebração da Semana Santa e da Páscoa nos confronta com uma parte essencial da profissão de fé cristã, que diz respeito a Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador da humanidade. Refiro-me, em particular, ao “Credo” mais curto, conhecido como símbolo apostólico. Essa fórmula da nossa fé, mais resumida, foi … Leia mais

O Domingo de Ramos e a humildade de Cristo

O Domingo de Ramos dá início à nossa “Se­mana Maior”. Cristo entra em Jerusalém como Rei sobre um jumento, tal como fizera Salomão (cf. 1Rs 1,33). Depois de uma breve aclamação, porém, o Senhor passa pela dolorosa Paixão. Este Domingo reúne em si o júbilo dos que, estendendo panos e … Leia mais