A blasfêmia ou pecado contra o Espírito Santo

10º Domingo do Tempo Comum – 06/06/2021

Os escribas e fariseus tinham inveja de Jesus, pois o povo o seguia. Não podendo superá-lo com argumentos, procuravam desmoralizá-lo com calúnias: “Eis um comilão, bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!”; “Ele não vem de Deus, pois não observa o sábado” (Jo 9,16) etc. Jesus os tolerou com paciência, até que foram longe demais.

Ao afirmarem que os exorcismos realizados pelo Senhor seriam obra do próprio demônio, extrapolaram o simples ressentimento e denegriram o que era manifestamente bom e divino! Chamaram de Beelzebu ao Espírito do Senhor. O Redentor lhes corrigiu: “Quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno” (Mc 3,29).  

Na Trindade, o Pai é o Ser; o Filho é a Sabedoria; e o Espírito Santo é o Amor ou Bondade. Pois bem: há pecados cometidos por “falta de ser”, por inconsistência. Somos fracos, temos a alma ferida, limitações e rachaduras como as da argila. Há pecados cometidos por “falta de sabedoria”: por ignorância; por não se atinar com a gravidade de uma ação; por não se prever as suas consequências; ou por se pensar, em boa fé, fazer um bem.

Há outros pecados, porém, que são cometidos contra a bondade mesma de Deus, com malícia e obstinação. Isso acontece quando alguém se move pela inveja, pela vingança ou pelo orgulho. Quantos persistem no mal apenas para não “dar o braço a torcer”, para não confessar humildemente: “Eu errei, e feio”! Todo pecado é passível de perdão. O pecado contra o Espírito Santo, contudo, consiste na resistência deliberada à bondade divina. Quem o pratica é como um enfermo que está diante do remédio para sua doença, mas o recusa. A única “vacina” que nos previne contra isso é a humildade. 

O primeiro pecado contra o Espírito Santo é se desesperar da própria salvação. É uma falta contra a misericórdia de Deus, que está sempre disposto a perdoar quem se arrepende. O segundo consiste na atitude oposta: presumir ser salvo sem precisar se arrepender e receber o perdão. É uma ofensa à justiça de Deus. Ambos têm raiz na atitude de se apoiar somente nas forças humanas e não no Senhor.   

O terceiro é a negação de uma verdade reconhecida como tal. Quem rejeita a verdade – como faziam os escribas diante de Jesus – já optou pelas trevas. O quarto é ter inveja das graças que Deus faz para o próximo, entristecendo-se com o crescimento do Reino de Deus no mundo. O quinto é a obstinação no pecado, isto é, a decisão voluntária de não se abandonar uma conduta sabidamente pecaminosa. Por fim, o sexto pecado contra o Espírito Santo é a impenitência final: o propósito, até ao momento da morte, de não se arrepender dos próprios pecados. 

Como se vê, não é tanto uma “espécie” de pecado que é irremediável, mas sim a atitude que se pode ter diante das próprias culpas. Com fé, arrependimento, esperança em Deus e humildade, existe remédio para qualquer pecado! Sempre é tempo! Mas com orgulho, dureza e obstinação, dizemos “não” à bondade divina.   

guest
13 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Edson de Sousa
Edson de Sousa
2 anos atrás

Acho que cometi esse pecado

Sophia
Sophia
2 anos atrás

Tipo assim eu tive um pensamento ruim xingando ao Espírito Santo só que eu não lembro se eu falei mas ai eu pedi perdão pra Deus .

Sophia
Sophia
2 anos atrás

Aí eu fiquei muito preocupada com isso pois apenas tenho 14 anos e sou cheia de preocupação com essas coisas e sempre tomo cuidado com o que falo

Rita
Rita
2 anos atrás

Também vivo afligida com medo desse pecado, ou até de ja ter cometido de alguma forma, entrei em depressão tomei antidepressivos e hj vivo melhor, tenho buscado muita força em Deus tds os dias clamo pela misericórdia dele e peço pra que se de alguma forma sem perceber eu o tenha cometido que me perdoe, nao quero passar a eternidade excluída do reino…e tds os dias também em minhas orações eu peço para Deus ajudar a tds que vivem com esse medo ou que cometeram e hj lutam para ter o certeza do perdão, e angustiante vc viver dessa forma só Jesus msm para ter misericórdia de nós que sofremos com esse tipo de medo

juliana
juliana
1 ano atrás

Tô ajudando minha mãe em uma pesquisa de teologia! E toda vez que ajudo ela nessas pesquisas eu aprendo muitooo… como é bom saber mais sobre o que agrada ou desagrada a DEUS…

Eduardo Henrique
Eduardo Henrique
1 ano atrás

Boa tarde! “Eu cometi esse pecado eu acho,eu xinguei” e tem me atormentado muito!! Mas eu me sinto bem com Deus!! Se não confirmou a blasfêmia eu acho que não pecou! Vi isso num post aqui. Mas é isso. Algum pastor me responde aí ou qualquer dia vou perguntar algum pastor se pequei ou não