Advento: tempo de espera e de esperança

“Minha alma aguarda o Senhor, mais que os guardas anseiam pela aurora” (Sl 130,6). Antes do alvorecer, porém, a madrugada costuma se revestir de quietude. Tempo aparentemente imóvel, mas fecundo, na medida em que esconde uma semente. Na escuridão fria e úmida da terra, está em curso a gestação de um novo dia. Antes de crescer para cima, a árvore cresce para baixo: antes de buscar o ar livre, o céu azul e o ar puro, ela procura o ventre da terra. Antes de gerar folhas, flores e frutos, ela gera raízes que hão de nutrir sua vida.

Improvisadamente, as trevas empalidecem e são superadas pela explosão matutina do astro-rei e de sua luz esplendorosa. Esta haverá de reinar durante todo o dia e em todos os dias. O silêncio cede lugar ao canto melodioso dos pássaros, à algazarra musical das crianças e às vozes múltiplas da cidade que se põe em marcha. A quietude explode em uma agitação febril, pois a vida tem exigências que não podem mais esperar. A imobilidade estremece e vê-se sacudida por movimentos repletos de ânimo, júbilo e entusiasmo.

São figuras metafóricas do Advento. Tempo litúrgico de quietude, silêncio e reflexão. Momento grávido de misterioso sentido humano- -divino. A cor roxa prepara e, ao mesmo tempo, antecipa uma novidade prestes a explodir. Os magos ainda a distância, o brilho da estrela que os guia e os vigilantes pastores pressentem magicamente “as dores do parto de uma nova criação”, como dirá mais tarde o apóstolo Paulo.

O mundo se prepara para a irrupção de Deus na história. E, sempre que o divino se funde com as coordenadas do humano, grandes mudanças abrem horizontes novos. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Eis um colossal sinal dos tempos: três imperativos se fazem ouvir – uma constatação, um anúncio e um apelo – e clamam do fundo dos séculos: “O tempo se cumpriu, o Reino de Deus está próximo, convertei-vos e acreditem na Boa-Notícia” (Mc 1,15).

Que significado tem esse apelo à conversão? Em primeiro lugar, ele mergulha suas raízes nas páginas bíblicas, remontando aos antigos profetas e, de forma particular, ao precursor João Batista. Depois, como imagem viva do viajante, ele nos convida a mudar de rumo, direcionando os projetos, caminhos e passos para o campo da justiça, da fraternidade e da paz. Por fim, ele alerta que a Boa-Nova do Reino tem sua realização plena para além da trajetória humana sobre a “nossa casa comum”, mas tem seu início aqui e agora, no terreno árido e fecundo da história.

O homem-Deus ou Deus-homem, pelo mistério da Encarnação, desce da Casa do Pai para que nós possamos pavimentar a estrada de volta a essa nossa pátria definitiva. Estrangeiros e peregrinos, desde o nascimento até a morte, somos convidados a utilizar a ponte que Jesus estende entre o céu e a terra, entre a escravidão e a salvação. O Filho nasce pobre, frágil e nu, para nos enriquecer com a graça misericordiosa do Pai, para nos fortalecer com a presença do Espírito e para nos revestir com o amor infinito da Trindade Santa.

Padre Alfredo José Gonçalves, CS, pertence à Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários