Como são escolhidas as pessoas para Ministro Extraordinário da Eucaristia?

Essa pergunta foi enviada pelo Nilso Nepomuceno, da Vila Mariana. Ser Ministro da Eucaristia ou Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Nilso, é um serviço confiado a homens e mulheres leigos. Eles prestam essa colaboração, em nossas comunidades, ajudando quando há uma quantidade muito grande de comunhões a serem distribuídas. Também levam Jesus sacramentado aos idosos e enfermos que estão em casa ou nos hospitais.

Na Arquidiocese de São Paulo, cada comunidade se reúne com seu pároco e decide quem possui condições para este ministério. Os critérios são a vida pessoal, familiar e cristã do candidato, seu compromisso com Cristo e com os irmãos na fé. E é bom que o tempo de ministério não passe de dois ou três anos, no máximo, para que outros tenham a oportunidade de servir à comunidade. É bom que eles também passem por um tempo de preparação, aprofundando a doutrina sobre o Santíssimo Sacramento. Não basta ser chamado: é preciso ser qualificado, e iniciar o serviço com uma linda celebração.

É claro, nem precisava dizer isso, mas eu digo: é preciso que os ministros tratem bem o povo de Deus, não se sintam empoderados e “os tais” diante da comunidade. Não há coisa mais triste e menos cristã do que humilhar publicamente um irmão ou irmã na fé.

Como você vê, meu irmão, os critérios e orientações são muitos. Em nossa Igreja em São Paulo, há um encontro solene dos ministros, no qual eles recebem o mandato ou o envio solene do arcebispo ou do bispo de cada região episcopal.

Eu concluo lembrando que o Ministro Extraordinário da Eucaristia deve colocar muito amor e respeito no exercício de seu ministério. Nunca se esqueça de que está distribuindo Jesus, o Pão da Vida, aos irmãos. Que eles comunguem o Cristo de suas mãos e vejam o Cristo presente em suas palavras, gestos e atitudes. Espero ter respondido à sua pergunta. Fique com Deus!

guest
22 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
María do perpétuo da Silva Bezerra
María do perpétuo da Silva Bezerra
2 anos atrás

No dia 6 de fevereiro depois da celebração da Santa missa,recebi convite para ser misnistra extraordinário da eucaristia de sim pq sempre em conversa com Deus 🙏 eu falava com quando eu tivesse preste completa meus 60anos gostaria de ser convidada pra ser misnistra da eucaristia em exatamente meus 59 anos recebi esse convite atendi chamado de Deus. Amém 🤚🙏 gostaria de explicação sobre esse ministério

Josiclea nunes araujo
Josiclea nunes araujo
2 anos atrás

Gostaria de ser chamada para ser ministra da eucaristia mas ainda nao fui chamada minha mae é do contra mas pesso que jesus toque no coração dels e peço a graça de ser chamada para ser monistra da eucaristia

mauro
mauro
2 anos atrás

Gostaria que os padres esclarecessem à comunidade que uma ministra da eucarística , na falta de padres e diáconos, especialmente no interiro do brasil, pode celebrar a missa, ou seja, relizar celebração desde que sem a consagração eucrística,e em especial, se o padre já deixou a hóstia consagrada. isso ´emuito improtante em locais que não tem padre mas muita gente desdenha e trata mal as ministras que prestam ótimo servido à comunidade. Até parece que é melhor celebração nenhuma que uma feita por pessoa que estudou, tem amor ao que faz e respeita o seu papel participativo.

Suelen dos Santos Tavares
Suelen dos Santos Tavares
1 ano atrás

Todos os dias em minhas orações, peço ao Espírito Santo que me dê essa graça algum dia!
Faria com todo amor e humildade servindo com alegria meus irmãos.

Jailma costa
Jailma costa
1 ano atrás

Para este serviço em servir a DEUS tem que ter muito amor pelo próximo,nao ter preconceitos tratar todos de igual p igual amor fraterno

Maria Roseli Cardoso
Maria Roseli Cardoso
1 ano atrás

Recebi minha provisão e chegando em casa sentindo náusea de vômito, o que significa?