‘Corações ardentes, pés a caminho’

Celebramos, com fé e esperança, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. É o último domingo do Ano Litúrgico, estamos a caminho do encontro com Jesus, que virá como Rei e Senhor da vida e da história. A força da realeza de Cristo está no amor, sem limites, na justiça e misericórdia, no perdão e no serviço. Como diz o bom ladrão no Evangelho: “Jesus, lembra-te de mim quando começares a reinar”. E acolhemos com amor o que Ele nos diz: “Hoje estarás comigo no paraíso” (cf. Lc 23,42). Nosso Senhor veio para servir, se doar totalmente aos outros, para salvá-los. Eis a sua realeza, pela morte de Cruz é vitorioso, é nosso Rei. 

Nesta Solenidade de Cristo Rei, inicia-se na Igreja do Brasil o 3º Ano Vocacional, que vai até a mesma Solenidade do ano próximo, 26 de novembro. Somos chamados, neste período, a rezar, refletir e aprofundar o tema “Vocação: Graça e Missão”. O lema deste Ano Vocacional “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33) nos recorda os discípulos de Emaús. Muito bela esta perspectiva, pois a graça faz o coração arder e a urgência da missão faz os pés se colocarem a caminho. Aqui podemos compreender nossa vocação e missão, pois sua origem, centro e meta é a pessoa de Jesus Cristo, aquele que chama e envia. O Ano Vocacional será iluminado pelo texto de Mc 3,13-19, em que encontramos Jesus, que “chamou e enviou os que ele mesmo quis”. É à luz do mistério de Cristo que cada pessoa compreende sua identidade, chamado e missão, e a Igreja encontra a sua vocação e missão. 

O objetivo principal deste 3º Ano Vocacional é promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que possam ser ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como verdadeiro dom e graça, na missão, a serviço do Reino de Deus. Muitos meios e iniciativas podemos assumir para alcançar este objetivo tão fundamental para a Igreja, na riqueza, diversidade e complementaridade das vocações; antes de tudo, a oração pelas vocações com o compromisso pessoal, familiar e comunitário, e de promovê-las na Igreja. Somos chamados a cultivar uma sensibilidade vocacional e aprofundar a temática teológica do significado da graça e da missão, que ajude no despertar e discernir vocacional. Eis a vocação fundamental de batizados, chamados a ser discípulos missionários: um autêntico caminho de santidade. Somos também convidados a ter um olhar amoroso pelos adolescentes e jovens e acompanhá-los, de modo personalizado, e que seja favorecido o seu projeto de vida, o discernimento da vocação, e sustentá-los em seu protagonismo e serviço generoso. Neste contexto, então, o Ano Vocacional nos pede para valorizar e promover ainda mais a vocação familiar, a vida consagrada, nas suas diferentes formas, e o ministério ordenado. 

Sabemos que a vocação nasce de uma família e comunidade orante. O convite é para toda a nossa Arquidiocese de São Paulo: “Corações ardentes, pés a caminho”. Vamos viver e celebrar intensamente este Ano Vocacional. E que o Senhor da Messe nos conceda boas, santas e numerosas vocações para o bem de todo o povo de Deus. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários