‘Pacem in terris’

No dia 11 de abril, celebramos o 60ª aniversário da Encíclica Pacem in terris, de São João XXIII. Infelizmente, esse verdadeiro brado em defesa da paz ainda continua tão necessário e urgente quando por ocasião de sua publicação. Não se pode dizer que o mundo não avançou nos caminhos da paz, mas não se pode ignorar que a estrada que temos pela frente é muito mais longa e dolorosa do que gostaríamos. Sendo assim, este Caderno Fé e Cidadania não poderia ter outro tema central que não o da paz.

Nesta edição, os professores Luiz Antônio Pierre e Wagner Balera apresentam pontos importantes da encíclica, e a Profª. Marli Pirozelli N. Silva aborda alguns pontos sobre a concepção do Papa Francisco em relação ao esforço pela paz. Por fim, fazemos um pequeno relato de como se encontram a paz e a guerra no mundo atual. Na última página, em Opinião, dois de nossos colaboradores, o advogado Rodrigo Gastalho e o teólogo Eduardo Cruz, comentam as mudanças que ocorreram recentemente na legislação sobre planejamento familiar e esterilização voluntária no Brasil.

guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Antônio Lins Maciel
Antônio Lins Maciel
10 meses atrás

A primeira impressão que nos ocorre é que houve algum progresso em busca da paz! Líderes mundiais se manifestam em favor da paz em situações de conflitos entre alguns países vizinhos que se digladiam…

Antônio Lins Maciel
Antônio Lins Maciel
10 meses atrás

Atualmente porém, os conflitos se estendem de forma quase natural entre pessoas que discutem diferentes formas de encarar a mesma situação, notadamente nas questões políticas. O debate está restrito a duas correntes: os bolsonaristas de um lado, e os lulistas do outro