‘Não relembreis coisas passadas’

5º DOMINGO DA QUARESMA 3 DE ABRIL DE 2022

Recordar-nos de onde viemos, dos antepassados, dos favores de Deus e inclusive de nossos pecados é necessário para que sejamos humildes e gratos. Quando há crise e dúvidas, olhar para trás é a atitude que nos permite recordar a origem divina da nossa fé e vocação, até que a tormenta passe. Por isso, Jesus aconselha: “Abandonaste o primeiro amor! Recorda-te de onde caíste, converte-te e age como no início” (Ap 2,4-5).

A Bíblia contém um contínuo “olhar para o passado” que reforça a esperança: para os Patriarcas, Moisés, Davi, os Profetas; para a Morte e Ressurreição de Cristo. A confiança em Deus se alimenta da contemplação das obras e promessas que Ele fez a nós e a “nossos pais”. Ao olhar para o passado à luz da fé, amadurecemos, arrependemo-nos, agradecemos e confiamos mais, vendo que Deus sempre governou tudo.

Porém, um olhar sem fé para o passado comporta riscos imensos! Neste caso, pensa-se não no Senhor, mas no que se julga ter “perdido”. Alguns têm nostalgia de uma vida de pecado. Outros sonham voltar a uma adolescência irresponsável. Outros lamentam ter deixado uma carreira; um relacionamento; uma chance de enriquecer… Outros não confiam no perdão e na ajuda do Senhor, pensando estar presos aos pecados de outrora. Não à toa, Jesus diz: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino dos Céus” (Lc 9,62). “Ai se não tivesse acontecido aquilo!”; “Ai se eu tivesse agido de outro modo!”; “Ai se minha família, meu trabalho, meu país fossem outros”!… Para quem pensa assim, o tempo se torna um obstáculo intransponível. O coração se ressente, apegado a ofensas e erros passados. Culpa e remorso acusam: “Jamais serei quem deveria ter sido!” Em vez de motivo de agrade- cimento a Deus, a história pessoal passa a ser vista como um inimigo que persegue e retira a possibilidade de felicidade. Então, experimenta-se na alma um “inferno” – lugar de remorso e lamentação –, já aqui na terra.

Por isso, o Senhor diz: “Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo” (Is 43,18s). São Paulo, que abandonou uma vida promissora no judaísmo para ser acorrentado e morto por amor a Cristo, declara: “Considero tudo como perda, considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele” (Fl 3,8). A sua atitude era esta: “Esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus” (Fl 3,13s). É isso que Jesus faz com a adúltera do Evangelho e também conosco por meio do sacramento da Confissão: “Eu também não te condeno. Podes ir e de agora em diante, não peques mais” (Jo 8,11). Manda-nos olhar para o presente e para a meta que é o Céu! Hoje mesmo Ele faz novas todas as coisas! Perdoa-nos, sana-nos, eleva-nos, embeleza-nos e transforma a nossa vida pecadora e imperfeita em uma “História Santa”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários