Nasce uma comunidade missionária na cidade

No domingo, 12, data em que a Igreja festeja Nossa Senhora de Guadalupe, o Cardeal Odilo Pedro Scherer abençoou o terreno onde será construída uma nova igreja na Arquidiocese de São Paulo, no bairro Chácara Klabin. Esse templo será dedicado justamente ao título da Virgem Maria que apareceu ao indígena São Juan Diego, no México, em 1531.

O sonho de ter uma igreja nesse bairro relativamente novo e predominantemente residencial da capital paulista é alimentado há muitos anos pelo Arcebispo e pelos moradores, que têm de se deslocar para paróquias em bairros vizinhos para celebrar a fé.

Após a união de esforços, foi constituído um fundo por meio do qual se adquiriu um pequeno terreno entre dois edifícios. No entanto, não basta construir um templo para haver uma paróquia. É preciso que essa seja, de fato, a “casa” de uma comunidade que se reúne em nome do Senhor, pois essa é, efetivamente, a Igreja, corpo místico de Jesus Cristo.

A “casa” é a imagem bíblica escolhida pelo episcopado brasileiro para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), no quadriênio 2019-2023. Inspiradas no Documento de Aparecida e na exortação apostólica Evangelii gaudium, do Papa Francisco, essas diretrizes têm como objetivo: “Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias”. Essa nova comunidade missionária da Chácara Klabin é chamada a viver experiência semelhante à dos primeiros cristãos, que se reuniam nas casas (domus ecclesiae), para celebrar a fé e anunciar Jesus Cristo.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento das cidades, essas comunidades cresceram e passaram das casas para lugares de referência onde se reuniam as famílias, nascendo, assim, as paróquias, comunidades de comunidades, famílias de famílias, que, como ressaltam as DGAE, fundamentam-se em quatro pilares: a Palavra – iniciação cristã e animação bíblica da pastoral; o pão – Eucaristia e liturgia; a caridade e a ação missionária.

Experiência semelhante será vivida pela recém-criada Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe. A missão é sempre a mesma dada por Jesus Cristo à Igreja: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Contudo, a ação missionária não tem como destino apenas terras distantes. Dentro de uma metrópole como São Paulo, há muitos campos de missão, tanto nas periferias geográficas quanto nas existenciais, sobre as quais tanto fala o Papa Francisco.

Será a partir de dentro que os católicos vão anunciar o Evangelho como os primeiros discípulos missionários nas casas e apartamentos dos cerca de 300 condomínios desse bairro, estabelecendo os vínculos de pertença e solidificando as raízes dessa pequena porção do povo de Deus.

Enquanto isso, a nova comunidade missionária contará com a ajuda e a comunhão das paróquias vizinhas até que tenha condições de caminhar com autonomia e se torne uma nova paróquia.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários