O evangelista Lucas conviveu com Jesus?

A Maria Cândida, de Guarulhos (SP), tem a seguinte dúvida: “O evangelista Lucas viveu no tempo de Jesus e seu Evangelho foi escrito nesta época ou ele foi evangelizado e o seu Evangelho foi escrito d.C.?” Maria Cândida, Lucas não conheceu Jesus. Conheceu São Paulo, que o cita três vezes em suas cartas. Em sua prisão domiciliar, Paulo o chama de “colaborador”, de “o médico amado” e em outra passagem afirma que só Lucas estava com ele.

Uma antiga tradição atribui a Lucas uma pintura de Maria com o menino Jesus ao colo.

Ele foi um grande historiador que entrevista os apóstolos, testemunhas que conviveram com Cristo e com outros evangelistas.

Lucas tinha uma boa formação intelectual. Quem lê o livro dos Atos dos Apóstolos com atenção vai notar que Lucas, em certos momentos, descrevendo as viagens de Paulo, em vez de contar a história na terceira pessoa, usa a segunda, o pronome “nós”, o que sugere que ele estava fazendo parte da viagem.

Uma outra observação importante é que ele é o único evangelista que narra a infância de Jesus, do nascimento aos 12 anos. É muito bonito também ver que Lucas mostra o Espírito Santo em ação no seu Evangelho, conduzindo Jesus e nos Atos dos Apóstolos inaugurando a Igreja.

Deixo a você, minha irmã, a tarefa de aprofundar mais ainda a vida deste líder da Igreja.

Deus abençoe você, viu?

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
A. Endres
A. Endres
2 meses atrás

NÓS não é segunda pessoa. NÓS é a primeira pessoa do PLURAL. A segunda pessoa do singular é TU e a segunda pessoa do plural é VÓS.