A Angelina Aparecida, de Guarulhos (SP), me enviou a seguinte dúvida: “Gostaria de uma explicação sobre os três reis magos. Qual o nome deles e qual a importância da presença deles no nascimento de Jesus?”.
Minha irmã, para começar, devemos lembrar que a festa dos reis magos na liturgia se chama Solenidade da Epifania do Senhor.
Esta palavra epifania quer dizer manifestação. Jesus, como contemplamos no dia de Natal, nasce de uma forma quase escondida. Ele não nasce no centro da cidade de Belém. Apenas José, Maria e alguns pastores viram seunascimento. No entanto, Jesus é Messias prometido, é o salvador que Israel esperava. A sua salvação, portanto, precisa ser manifestada às nações. E todas as nações do mundo são representadas naqueles magos ou astrônomos que vêm seguindo uma estrela até chegar a Jesus.
Sabe, Angelina, na caravana dos reis magos, os homens e mulheres de todas as nações são representados. É todo o mundo que vai até Jesus prestar-lhe homenagem. Vão até Jesus e levam presentes a Ele, presentes que simbolizam tudo o que representa aquele menino deitado na manjedoura.
Os três magos e nós vamos ao Menino Jesus e lhe oferecemos ouro, que é o símbolo da realeza. Aquele menino não é um menino qualquer, é o Rei do Universo.
Os magos e nós oferecemos também ao Menino Jesus o incenso, que é o símbolo da divindade. Nós queimamos incenso para Deus e a fumaça do incenso simboliza a nossa oração que sobe até o Senhor. Aquele Menino chega para ser Deus conosco.
Por fim, os magos e nós oferecemos ao Menino Jesus a mirra, que era uma resina usada para embalsamar os cadáveres. Este Menino, Rei do Universo, Deus verdadeiro no meio de nós, vai morrer na cruz para nos salvar.
O Evangelho não diz que os magos do Oriente eram reis. Diz apenas que eram estudiosos dos astros e que, por isso, seguiram a estrela. E a tradição deu nome a eles: Baltazar, Gaspar e Belchior.
O importante, Angelina, ao ler o episódio da visita dos magos do Oriente ao Menino Jesus, é que nós também vamos até Ele e o adoremos. E mais importante ainda: que nós sejamos estrelas guias que conduza a Jesus todos os que desejam vê-Lo.
Fique com Deus, minha irmã. Que Ele abençoe você e sua família.