Virgem Mãe, Aparecida, velai sobre o povo brasileiro!

Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira dos brasileiros, neste ano, como sempre acontece na tua festa, teus filhos se voltam a ti com ternura e simplicidade. Muitos vão ao teu Santuário e outros, às igrejas a ti dedicadas em todo o imenso Brasil. Outros, talvez por estarem enfermos ou idosos, ou por serem pobres e não podendo pagar uma viagem de peregrinação, seguem de longe as celebrações e procissões que acontecem nestes dias.

Virgem Mãe, Aparecida, nós te homenageamos e reconhecemos que foi teu filho Jesus Cristo quem vos deu por mãe a nós, seus discípulos e irmãos. Queremos honrar-te como filhos carinhosos, com flores, cânticos e manifestações espontâneas de gratidão pela tua presença maternal em nossas vidas. A Mãe de Jesus está sempre presente onde Jesus está reunido com seus discípulos. Foi assim que aprendemos dos Apóstolos e continuamos a crer, pois as escolhas de Deus são irrevogáveis. O Senhor te escolheu, bendita entre todas as mulheres, e fez em ti maravilhas. Santo é seu nome!

Nossa Senhora Aparecida, intercede por nós junto a teu Filho Jesus. E mostra-nos sempre de novo o Filho que geraste por obra e graça do Espírito Santo. Ensina-nos a ouvir o que Ele nos diz e a guardar no coração suas palavras, assim como tu fizeste. És feliz porque foste escolhida para seres a mãe do Filho do eterno Deus, que por meio de ti veio ao mundo, assumiu nossa humanidade e se fez um de nós. És feliz porque ouviste a Palavra de Deus e a puseste em prática, e viveste em humilde e plena sintonia com a vontade de Deus. Ajuda-nos, Maria Santíssima, a sermos também discípulos e testemunhas da santa Palavra de Deus!

Mãe dos pequeninos, que em grande número peregrinam ao teu Santuário e, mesmo sem saber rezar, vão diante de ti para te mostrar seu olhar, recorda teus filhos, enriquecidos com os dons da fé e da herança cristã, que a partilha evangelizadora é questão de justiça e fraternidade na grande família de Deus. Tu, que foste apressada à casa de Isabel, tua parenta, para lhe levar a Boa-Nova de Jesus e tua ajuda solícita, lembra-nos de que a pregação sem a caridade seria vazia como som de tambor. Olha pelos pobres e enfermos: eles são os preferidos de Jesus. Que não fiquemos insensíveis diante dos sofrimentos e privações dos irmãos e os ajudemos sempre e em toda parte, como Jesus nos ensinou. Educa-nos, ó Mãe, na escola do Evangelho e ajuda-nos a crescer em caridade, solidariedade e justiça, edificando o mundo com esses valores.

Neste dia, Senhora Aparecida, olha especialmente para nós, o povo brasileiro, que te amamos e nos voltamos a ti com fé e confiança: Tu, filha do teu povo e amada por Deus, abençoa o Brasil e o povo brasileiro, educado no Evangelho do teu Jesus. Lembra a todos que os filhos desta terra devem viver unidos, mesmo sendo tantos e com ideias diversas. Lembra a todos que, antes de tudo, são irmãos bem-amados por Jesus, que por todos morreu na cruz. Mãe morena, lembra a teus filhos que não é a raça nem a cor da pele, nem a etnia, nem o lugar onde moram, nem o partido político que deve dar motivo a discriminação e desprezo das pessoas. Todos são igualmente filhos queridos do Pai do céu, que os ama a ponto de lhes entregar seu Filho único. Todos são chamados a se converterem aos caminhos do Evangelho e a crescerem em santidade. Ajuda-nos, ó Mãe, e lembra-nos sempre de novo, como fizeste nas bodas de Caná: “Façam tudo o que Jesus lhes disser”. Assim não haverá motivos para discórdia, nem ódio nem violência.

Virgem Mãe Aparecida, velai sobre a nossa Pátria, sobre o povo brasileiro, pelos lares e famílias, pela infância desvalida, os enfermos, pobres e excluídos dos bens necessários à vida nesta terra tão generosa que o Criador nos deu por casa comum. Que deixemos de lado todo ódio e ofensa ao próximo por quaisquer motivos e aprendamos de novo a ser respeitosos, cordiais, pacientes e fraternos uns com os outros. Sabemos que teu coração de Mãe quer bem a todos os filhos e não deseja divisões entre eles. Ampara-nos e socorre-nos, ó Senhora Aparecida. Amém!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários