‘Posso ser madrinha de Batismo sem ter o sacramento do Matrimônio?’

É a Edith, do bairro do Morumbi, quem faz a pergunta. Minha irmã, se você é solteira, nada impede que você seja madrinha de Batismo de uma criança. Também uma pessoa que não é casada na Igreja pode ser padrinho ou madrinha de Batismo. Pense comigo, porém: você será uma madrinha muito mais perfeita, muito mais consciente, e poderá ajudar melhor seu afilhado ou sua afilhada, caso se case na Igreja.

Sabe, Edith, é muito triste quando um homem e uma mulher são convidados para ser padrinhos de uma criança e estão afastados da Igreja, ou vivem uma união que não foi santificada pelo sacramento do Matrimônio. Existem muitos padrinhos que acabam não sendo padrinhos verdadeiros, porque não podem ser pais na fé ou rejeitam o casamento na Igreja. Então, em vez de serem padrinhos, acabam apenas sendo testemunhas de que o Batismo aconteceu.

Por isso, minha irmã, se nada impede o seu casamento na Igreja, procure legitimar sua união diante de Deus. É claro que se você está vindo de uma primeira união, há todo um caminho a seguir para se verificar a legitimidade dessa união, no Tribunal Eclesiástico. A alegria que você vai sentir se casando na Igreja será imensa, e estará testemunhando um carinho muito maior para com o afilhado ou afilhada que você vai batizar. Se não ficou clara a resposta, não se acanhe. Procure seu pároco ou escreva pra gente. Deus a abençoe!

guest
22 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eliziane
Eliziane
10 meses atrás

Estou muito triste pq fui convidada (eu e meu esposo) para ser madrinha d 2 crianças (sobrinhas dele) mas pelos comentários estou imaginando que não será possível pois eu e meu esposo não somos casados na igreja
Vivemos juntos a 10 anos (e muito felizes graças a Deus) mas só temos união estável

Não acho que teria que ser assim… pq conheço tantos casados que não vivem bem ou que não tem fé . Enquanto alguns não foram casados mas são próximos de Deus e creem nele …. os pais perdem a oportunidade de escolher bons padrinhos pq não podem batizar pq não são casados na igreja … tbm acho que o casamento na igreja poderia ser realizado de uma forma mais “simples e facil” sem precisar de festas e todas as ” burocracias ” …. …

Anthony
Anthony
7 meses atrás

Tenho 2 bebês e procurei a igreja para batiza-los , convidei meus irmãos para serem padrinhos, porém por eles terem relacionamentos ( união estável) não consigo batiza-los , penalizando os bebês, pois ao meu ver padrinhos tem q ser pessoas próximas. Sou crismado e frequento regularmente a igreja . Antes não se cobrava tanto , inclusive sou padrinho de 4 crianças.
Nesse mundo dificil , vejo q dessa forma a igreja só afasta as pessoas

Sandra
Sandra
3 meses atrás

No meu caso os pais não são casados e o padrinho é o tio e a madrinha e a vó é obrigatório eu casar?