A borracha que iria para o lixo vira arte sacra

Presente na 15o ExpoCatólica, empresa Procade tem se especializado na produção de imagens sacras feitas em látex

A borracha que iria para o lixo vira arte sacra, Jornal O São Paulo
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

A princípio, o pequeno estande de empresa Procade em nada difere de outros onde são comercializadas imagens sacras marianas, de santos, do Menino Jesus, da Sagrada Família, crucifixos, capelinhas etc.

O simples olhar não consegue identificar em que essa imagens são diferentes de outras, mas um pequeno cartaz “denuncia” o segredo: “imagens de borracha inquebráveis”.

Fundada há 20 anos, a Procade, sediada em Formosa do Oeste (PR), tem se especializado na produção das imagens feitas em borracha, uma alternativa entre as de gesso, que são mais baratas, porém menos resistentes, e as de resina, que têm custo mais elevado, mas também podem quebrar.

“Resolvemos desenvolver um produto que não quebrasse. Tentamos inicialmente fazer as imagens em silicone, mas não ficou legal. Chegamos, então, à questão da borracha, fizemos algumas peças e deu certo”, detalhou, ao O SÃO PAULO, Cledson de Jesus, gerente comercial da Procade.

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL E GERAÇÃO DE EMPREGO

Outro diferencial dos produtos é que são feitos com borracha reciclável. “Pode ser de látex, aquele do solado de calçado, até da extração da borracha do pneu, pois às vezes é possível diluir a borracha deste material também. Assim, aquele pedaço de borracha que seria jogado na natureza, ficaria por lá por milhões de anos, é transformado em arte católica, ficará nas casas, de geração em geração, não vai virar lixo”, destacou Cledson de Jesus.

E a escala de bons valores no processo produtivo não para por ai. Assim que a imagem é confeccionada, é repassada para que seja pintada por artistas. “São pessoas que têm talento, famílias, que pintam. Assim, além dessa questão de meio ambiente, também ajuda a gerar mais empregos”.

Além disso, a empresa mantém o projeto “Procade – Anjos Solidários”, por meio do qual parte do valor da venda dos produtos é destinada a entidades sem fins lucrativos.

BOA ACEITAÇÃO

De acordo com o gerente comercial da Procade, o maior mercado da empresa está no Paraná e em Santa Catarina, mas lojas de São Paulo e de outras partes do País já têm adquirido as imagens.

“Tínhamos receio sobre como os padres receberiam uma imagem de borracha para abençoar, pois quando apenas se fala sobre elas, pode-se  imaginar um produto feio, mal feito. Hoje, porém, muitos padres já compram para vender nas lojinhas das paróquias”, destacou, comentando ainda que essas imagens estão sendo muito usadas nos grupos de Catequese infantil, por causa do melhor manejo e o menor risco de que se quebrem.

PRESENÇA DA ARQUIDIOCESE

Como nas edições anteriores, a Arquidiocese de São Paulo estará presente com um estande na ExpoCatólica, com destaque para os meios de comunicação (jornal O SÃO PAULO, rádio 9 de Julho, folheto Povo de Deus em São Paulo e mídias digitais), além de organizações e serviços, como o Amparo Maternal.

O estande – localizado em frente à Praça Literária do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte – conta com um estúdio multimídia onde está sendo transmitida uma programação especial para a rádio e mídias digitais, além da redação, que permitirá que os visitantes acompanhem o processo de edição do semanário arquidiocesano.

Para saber mais sobre a ExpoCatólica ou fazer o credenciamento prévio, acesse: https://feira.expocatolica.com.br.

Deixe um comentário