A dor do Papa pelas vítimas do naufrágio na costa da Calábria

Depois do Angelus, o Papa rezou pelos mortos e agradeceu aos socorristas que levaram ajuda aos migrantes náufragos na manhã deste domingo na costa de Crotone. Segundo as autoridades, entre 150 e 180 pessoas viajavam amontoadas no barco. Entre os mortos há 11 menores e um recém-nascido.

Vatican Media

Esta manhã soube com dor do naufrágio ocorrido na costa da Calábria, perto de Crotone. Já foram recuperados 40 mortos, entre os quais muitas crianças. Rezo por cada um deles, pelos desaparecidos e pelos outros migrantes sobreviventes. Agradeço aos que levaram ajuda e aos que estão dando acolhida. Que Nossa Senhora ampare estes nossos irmãos e irmãs.

Depois da recitação do Angelus, o coração do Papa se parte como o barco naufragado na manhã deste domingo na costa de Crotone, tendo a bordo também muitas crianças, provavelmente engolidas pelo mar.

Busca pelos desaparecidos

A tragédia, mais uma, ocorreu perto de Steccato di Cutro, a 20 km de Crotone. Os mortos já são ao menos 62, entre eles 11 menores e um recém-nascido.

Os sobreviventes encontrados na praia cansados, molhados e assustados, contaram aos socorristas que o barco pesqueiro em que viajavam, junto com muitas outras pessoas, homens, mulheres e crianças, em determinado momento, devido ao mau tempo e mar agitado, literalmente se partiu ao meio.

Vinte e um dos migrantes resgatados foram transportados para a sala de emergência do hospital Crotone, mas não estão em estado crítico. Os outros 59 sobreviventes já foram transferidos para o centro de acolhimento para requerentes de asilo em Isola Capo Rizzuto, onde receberam roupas secas e cobertores. Os sobreviventes choram sem falar, envoltos em uma dor terrível e silenciosa, olhando para o nada. Uma mulher, com o nariz quebrado, grita em desespero o nome do filho que não foi mais encontrado. A busca pelos desaparecidos no mar continua, mas com extrema dificuldade devido às condições meteorológicas.

De acordo com testemunhos, havia cerca de 250 pessoas no barco, enquanto de acordo com as autoridades locais seriam entre 150 e 180, principalmente originários do Irã, Paquistão e Afeganistão. 

Dor da comunidade

“É um mau despertar que deve acordar a comunidade para que tragédias semelhantes não voltem a acontecer”, escreve no Twitter o presidente da Cruz Vermelha Italiana.

“O que aconteceu em Steccato di Cutro é uma tragédia. Enquanto as atualizações ainda estão sendo feitas, as notícias que já foram recebidas são dramáticas”, afirma por sua vez o prefeito de Crotone, Vincenzo Voce. “Sentimos – acrescenta – uma dor profunda que neste momento une toda a comunidade da cidade. Imediatamente nos organizamos por meio do Centro Municipal de Operações da Proteção Civil, para dar o nosso apoio às Forças Policiais, Bombeiros, Cruz Vermelha e todos aqueles que estão ocupados no local da tragédia nestas horas”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários