Aos 95 anos, Monsenhor Fusari reúne suas homilias em livro

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Para marcar os 95 anos de vida e 70 de ministério sacerdotal do Mosenhor Antonio Fusari, foi lançado no sábado, 11, o livro Coraggio! (“Coragem!”, em italiano) que conta um pouco da história desse Sacerdote italiano que dedicou parte de sua vida à evangelização no Brasil, especialmente na cidade São Paulo. A obra, publicada pela editora Ressoar, também reúne homilias feitas por ele ao longo das sete décadas de sacerdócio.

O lançamento aconteceu na livraria Paulinas, na Vila Mariana, e contou com a presença de amigos e fiéis das paróquias onde o Monsenhor Fusari atuou como sacerdote, em especial, a Paróquia Santa Margarida Maria, da qual foi Pároco por mais de duas décadas. Também esteve presente o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que escreveu o prefácio do livro.

“São memórias de um longo trajeto e de um serviço contínuo a Deus, aos irmãos, à Igreja, sempre com alegria e com o mesmo espírito”, afirmou Dom Odilo, ao saudar o homenageado, destacando-o como um exemplo para os padres, religiosos e leigos da Igreja em São Paulo, para que vivam com o mesmo espírito e coragem a vocação.

No prefácio do livro, ao recordar que “coragem” é uma expressão de origem latina que significa “agir com o coração”, o Arcebispo sublinhou que, “quando aplicado a uma pessoa, o conceito indica a capacidade ou a virtude de agir com bravura, firmeza, força interior, apesar do medo ou da intimidação”.

Nesse sentido, o Cardeal Scherer destacou que tal força interior é vista no testemunho do Monsenhor Antonio Fusari desde a sua infância, quando, aos 11 anos, decidiu deixar sua família, na aldeia italiana de Farinate, na província de Cremona, e ingressar no seminário em Ponteranica, em Bergamo (Itália). “Foi com a mesma coragem que, aos 25 anos, o jovem Antonio entregou sua vida a Deus, recebendo a ordenação sacerdotal, na cidade de San Benedetto del Tronto, em 1953”, completou, ressaltando, ainda, que não lhe faltou coragem para deixar sua pátria e partir em missão para o Brasil em 1955.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Após desempenhar ofícios no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, Monsenhor Fusari veio para a capital paulista. Seu primeiro trabalho foi na Basílica de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Santa Ifigênia. Depois, passou pelas paróquias de Nossa Senhora de Casaluce, Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, São Januário (San Gennaro), até chegar à Paróquia Santa Margarida Maria. Em 2017, ele recebeu o título de Monsenhor, Capelão de Sua Santidade, concedido pelo Papa Francisco, em reconhecimento pelos serviços prestados à Igreja.

“São 70 anos de missa! E ainda continuo, no meu pequeno, a buscar a agradar a Deus e a todos os meus irmãos”, afirmou o Monsenhor Fusari, ao agradecer aos presentes no lançamento. Apesar das limitações da idade, o Sacerdote fez questão de saudar cada pessoa e autografar seus livros.

Recordando o dom musical do homenageado, que fez questão de entoar uma canção no evento, Dom Odilo afirmou que “a Igreja de São Paulo entoa um hino de ação de graças a Deus pela sua vocação e ministério sacerdotal, desejando-lhe ainda mais vida, saúde e as bênçãos do Senhor”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários