Arquidiocese realiza encontro preparatório para o 3º Ano Vocacional do Brasil

Arquidiocese realiza encontro preparatório para o 3º Ano Vocacional do Brasil, Jornal O São Paulo
Centro Vocacional Arquidiocesano

Com o tema “Vocação: graça e missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33), o 3o Ano Vocacional do Brasil será aberto no próximo dia 20 de novembro, e prosseguirá até 26 de novembro de 2023 em todas as dioceses brasileiras, com vistas à reflexão, oração e promoção das vocações. 

Na Arquidiocese de São Paulo, um encontro preparatório foi realizado no sábado, 22, no Colégio Maria Imaculada, no Paraíso, organizado pelo Centro Vocacional Arquidiocesano (CVA), com a participação de 150 pessoas, entre agentes da Pastoral Vocacional, representantes de congregações, novas comunidades, ordens religiosas e seminaristas. 

Arquidiocese realiza encontro preparatório para o 3º Ano Vocacional do Brasil, Jornal O São Paulo

“Espera-se que o Ano Vocacional traga muitos frutos para a Igreja no Brasil e para a nossa Arquidiocese. As indicações vão permitir renovar alguns dos objetivos na nossa Arquidiocese, entre os quais o de acolher o chamado do sínodo para viver a nossa presença e missão na Igreja em São Paulo. Também se busca criar uma cultura vocacional, ou seja, que todos os membros do povo de Deus se sintam responsáveis pelas vocações e pela Pastoral Vocacional; e, em terceiro lugar, queremos fortalecer a organização e a estrutura da Pastoral Vocacional, desde a equipe arquidiocesana até as equipes regionais que já existem. Há, ainda, o grande desafio de promover a organização das equipes vocacionais nas paróquias, nas comunidades e nos setores pastorais”, disse, ao O SÃO PAULO, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial da Pastoral Vocacional arquidiocesana. 

Arquidiocese realiza encontro preparatório para o 3º Ano Vocacional do Brasil, Jornal O São Paulo

No encontro preparatório, Dom Ângelo fez uma retrospectiva da caminhada vocacional e apresentou pontos de desta- que do texto-base que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou para o 3º Ano Vocacional do Brasil. Ele fez ainda indicações sobre eventos e atividades que serão realizadas. Também participante do encontro, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, realizou uma reflexão teológica-pastoral sobre vocação, graça e missão. 

Dom Ângelo lembrou que o Ano Vocacional será ocasião oportuna para intensificar a oração pelas vocações, seja nas missas, seja em encontros diversos, bem como para a realização de momentos vocacionais. 

Deixe um comentário