Assembleia da CNBB: Cardeal Scherer fala dos trabalhos realizados pela atual presidência do Celam

No último quadriênio (2019-2023), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi representada no Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam) pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP), que assumiu também a função de 1o Vice-Presidente do Conselho.

Dentro dos trabalhos da 60ª Assembleia Geral da CNBB (AG CNBB) que acontece em Aparecida (SP) até a sexta-feira, 28, o Cardeal Scherer apresentou um informe da gestão da última presidência do Celam, um organismo eclesial episcopal, cujos membros são das 22 Conferências Episcopais do subcontinente.

O Arcebispo de São Paulo lembrou que a atual presidência do organismo, eleita em maio de 2019 e cujo mandato se encerra em sua assembleia que acontece em Puerto Rico, de 15 a 20 de maio deste ano, recebeu em Tegucigalpa o encargo expresso da assembleia para “reformular o Celam e para construir sua nova sede”. Dom Odilo reiterou que ambos encargos foram devidamente realizados pela atual presidência da entidade.

A reconfiguração do Celam, lembrou Dom Odilo Scherer, “era desejada há mais tempo, pois o organismo tinha se tornado muito pesado e demasiadamente executivo à semelhança de uma superconferência episcopal continental, o que “não era de sua natureza”.

O Purpurado lembrou da anterior existência de “nove departamentos pastorais (comissões), que executavam uma série grandes iniciativas pastorais em todo o Continente, nem sempre coordenadas entre elas”. Diante disso, passou a se buscar “um organismo mais leve, mais ágil e que estivesse a serviço das conferências episcopais, sem se substituí-las”.

NOVA ESTRUTURA

Na nova estrutura, o Celam está dividido em quatro centros pastorais: Centro de Gestão do Conhecimento, Centro de Formação (Cebitepal), Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral e o Centro para a Comunicação.

O Cardeal Scherer destacou que são centros que funcionam sobretudo como espaços de articulação e intercâmbio, promovendo iniciativas úteis para o acompanhamento da Igreja nos vários países e para servir às conferências episcopais. Dom Odilo explicou que “os centros são coordenados por um comitê de coordenação pastoral e há também uma equipe de reflexão teológica e pastoral”.

Além disso, o Celam está dividido em quatro regiões: CAMEX, Caribe, Países bolivarianos e Cone Sul, da qual o Brasil faz parte. A Presidência do Celam está formada pelo presidente, dois vice-presidentes, um secretario-geral e o presidente do Conselho de Assuntos Econômicos.

O Cardeal Scherer recordou igualmente a construção da nova sede do Celam em Bogotá, na Colômbia, já em pleno funcionamento.

Um momento importante no último quadriênio foi a 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, um pedido do Papa Francisco diante da solicitação de uma 6ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Essa assembleia ocorreu em novembro de 2021, em plena pandemia, “realizada com um método sinodal de grande valor, com mais de mil participantes”, enfatizou o cardeal Scherer. Sua reflexão foi recolhida no documento: “Uma Igreja em saída para as Periferias: 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”.

Dom Odilo lembrou o envolvimento do Celam na preparação do Sínodo 2021-2024, tendo organizado a Etapa Continental em quatro assembleias regionais, junto com outra da região amazônica, coordenada pela Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

O Cardeal também informou aos bispos brasileiros que, desde 2022, a Santa Sé passou a gestão dos fundos da Fundação Populorum Progressio ao Celam, para apoiar projetos voltados ao desenvolvimento humano integral dos povos indígenas e afrodescendentes.

Os bispos perguntaram sobre o trabalho das diferentes redes eclesiais presentes no continente, uma dimensão presente no programa dos centros pastorais, segundo o Cardeal Scherer.

Em relação aos cursos do Cebitepal, o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (DF) e Referencial desse centro, lembrou que o Cebitepal oferece cursos “que respondem às demandas das conferências episcopais e de setores da Igreja da América Latina e do Caribe”, realizando convênios com diferentes universidades.

Dom Paulo César insistiu em que “o Cebitepal quer ser um instrumento de serviço”.

Fonte: Comunicação 60a AG CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários