Aumenta o número de católicos no mundo, mas o de padres e bispos diminui

Cristian Gutiérrez, LC/Cathopic

A Santa Sé divulgou os números do Anuário Pontifício 2023 e do Anuário Estatístico da Igreja 2021. Os levantamentos refletem em números a realidade da Igreja Católica no mundo entre 1º de dezembro de 2021 e 30 de novembro de 2022.

Nesse período, constatou-se que o número de católicos batizados em todo o planeta passou de 1,36 bilhão em 2020 para 1,37 bilhão em 2021 – aumento de 1,3%. Assim, os católicos representavam 17,67% da população mundial em 2021.

Foi na África que se registrou o maior aumento no número de batizados: 3,1%. Na Ásia, o aumento foi de 0,99% e na América a alta foi de 1,01%. O índice permaneceu estável na Europa.

O maior número de fiéis católicos está no continente americano, que engloba 48% dos católicos do mundo. Cerca de 57% dos católicos do continente estão na América do Sul e 27% deles se concentram no Brasil, que se confirma como o país com mais católicos do mundo. Cerca de 180 milhões de brasileiros se declararam católicos.

O anuário também mostrou que o número de clérigos no mundo diminuiu 0,39% em relação ao levantamento anterior. 

O número de padres no planeta diminuiu: de 410.219 em 2020 para 407.872 em 2021 – queda de 0,57%. Já o número de bispos passou de 5.363 no levantamento anterior para 5.340 neste. Ao todo, existem 49.176 diáconos permanentes em todo o mundo.

Fonte: Aleteia

guest
12 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eunice Macedo
Eunice Macedo
1 ano atrás

Tudo isto está acontecendo porque nós os cristãos não esta no educando nossos filhos dentro da religião, não ensinamos o amor do verdadeiro Deus, para eles se apaixonaram e assim praticarem essa paixão. Ensinam somente a parte material, luxo, deixando o amor pelos pais, amigos enfim pelo outro ser humano ,os sentimentos carnais superam é a parte espiritual se esvai.

Esly Ferreira da Costa Junior
Esly Ferreira da Costa Junior
1 ano atrás

Sem querer polêmica, creio que deve-se questionar os motivos para esta redução… A sociedade mudou muito. Entre outras possíveis medidas para resolver o problema, creio que a questão da ordenação feminina aumentaria o número de sacerdotes em tempo muito reduzido…

Gê
1 ano atrás

Precisamos rezar mais para pedir meu operários para a messe. Foi isso que o próprio JESUS nos ensinou. A messe é grande e são poucos os operários.

Sonia Maria Barbosa de Oliveira
Sonia Maria Barbosa de Oliveira
1 ano atrás

Hoje infelizmente estamos tendo mais Padres que sua pregação tornou-se mais canto do que a verdadeira palavra de Deus . Sinto falta de participar de uma missa em que as homilias nos transmita paz e não dúvidas.

Maria do Socorro de Oliveira.
Maria do Socorro de Oliveira.
1 ano atrás

E verdade precisamos mais oração .Como o papa Francisco está anunciando que os padres deve se cazar eles se casando vamos ter mais adolescentes sendo padres,porque e claro que eles vão criar os filhos na igreja católica

DJALMA ROBERTO BONFANTE
DJALMA ROBERTO BONFANTE
1 ano atrás

Ser batizado na Igreja Católica não quer dizer que seja católico. A maioria dos protestantes foram batizados na I Católica. Outra coisa que muitos não percebem é que a maioria dos chamados católicos passam ano sem ir à missas, restringindo-se á missas de 7º dia ou grande solenidade como missa do galo. Há de se considerar ainda os divorciados que construíram outro matrimônio e que não estão em plena comunhão com a igreja. levando em conta tudo isso, o verdadeiro número de católico em dia com a Igreja cai para menos de um terço do que afirmam existir no mundo. Sem falar de muitos católicos que negam dogmas católicos. Exemplo: não é raro encontrar católicos que acreditam na reencarnação e não na ressurreição. Resumindo, pode-se afirmar que a Igreja Católica tem perdido fieis, ainda que existam muitos católicos.