Avaliação Global e eleição de novos membros da presidência são destaques da 60ª Assembleia Geral da CNBB

CNBB

O Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), recebe de 19 a 28 de abril, os 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos para a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cuja temática principal estará voltada à avaliação global da caminhada da CNBB.

Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

Na programação constam 22 temas prioritários e diversos que serão objetos de reflexão e encaminhamentos pelos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores nas sessões da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

Como será a cobertura jornalística?

Diariamente, durante a realização da Assembleia, a Assessoria de Comunicação da Conferência enviará aos credenciados, para a cobertura do evento, comunicados e releases com detalhes sobre a programação do dia.

As Coletivas de Imprensa acontecerão, diariamente, às 15h, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, com bispos indicados pela presidência da CNBB, para apresentar os assuntos e desdobramentos dos debates realizados pelo episcopado brasileiro na Assembleia Geral.

Todos os dias, no Santuário Nacional, às 18h30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 60ª Assembleia Geral da CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 23 de abril e uma celebração inter-religiosa, no dia 26 de abril. O retiro espiritual acontece no sábado, 22, e domingo, 23.

Como acompanhar?

No portal da CNBB e no hotsite da Assembleia será possível acompanhar a cobertura dos principais temas abordados pelos bispos nas sessões. Haverá, ainda, uma versão especial diária do boletim Igreja no Brasil, com o resumo do dia, a ser transmitida, às 19h30, nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional). Também será possível acompanhar as celebrações pela TV Aparecida e outras emissoras de inspiração católica; e as coletivas de imprensa, pelas redes sociais da CNBB e do portal A12.

O quê: 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Quando: 19 a 28 de abril de 2023