Confira nossa versão impressa

Barco Hospital Papa Francisco realiza quase 45 mil atendimentos

Após interromper expedições em março e abril por causa da pandemia de COVID-19, service volta a atender comunidades ribeirinhas

Barco Hospital Papa Francisco realiza quase 45 mil atendimentos
(Crédito: Divulgação)

O Barco Hospital Papa Francisco está em plena atividade durante a pandemia e, atualmente, tem como base a cidade de Óbidos, no Pará. O projeto, que foi inaugurado em agosto de 2019 e está prestes a completar um ano, mantém-se devido a doações de pequenas e grandes empresas. Desde a inauguração foram 13 expedições e quase 45 mil pessoas atendidas.

De acordo com dados da assessoria de imprensa da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão do Barco, foram doados R$ 400 mil pela Alcoa, empresa líder no setor de bauxita, para ações de combate à COVID-19.

Já a Marfrig, uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, doou para a associação R$ 1 milhão em recursos durante a pandemia. A Bauducco, do ramo alimentício, faz doações regulares de seus produtos para distribuição nas comunidades locais.

Todas as doações são destinadas à manutenção dos atendimentos no Barco Hospital, bem como à Santa Casa de Óbidos e à assistência às comunidades.

DIA A DIA NA MISSÃO

Frei Joel Souza, 38, está na Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus há 21 anos. Sua missão é desenvolvida no Barco Hospital Papa Francisco.

Desde que começou a funcionar, em agosto do ano passado, o Barco realizava duas expedições por mês.

“Devido à pandemia do coronavírus, o Barco Hospital teve que encerrar as expedições durante os meses de março e abril e voltou a atuar nos meses de maio e junho. Hoje, totaliza 44.720 atendimentos”, explicou Frei Souza.

Em virtude da impossibilidade de enviar os voluntários médicos dos hospitais da Região Sudeste àquela área durante a pandemia, o Barco tem feito um trabalho de assistência à população ribeirinha, com a distribuição de alimentos, consultas clínicas e testes rápidos de coronavírus em pacientes com síndrome gripal.

“Vários casos positivos foram confirmados e os pacientes encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS) local e orientados segundo os protocolos para a COVID-19. Nas últimas semanas, em parceria com o governo do estado do Pará, o Barco Hospital Papa Francisco participou da Clínica Itinerante, nas cidades de Santarém, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Faro, Terra Santa, Juruti e Porto de Moz”, disse.

À reportagem do O SÃO PAULO, Frei Souza afirmou que “o Barco Hospital Papa Francisco é um ‘hospital em saída’ e, neste momento de pandemia, tornou-se ainda mais necessário por entrar na luta contra esse vírus, que vem atrapalhando a vida dos seres humanos. Sendo assim, organizamo-nos por meio de protocolo clínico para que, em conjunto com as secretarias de saúde locais, possamos dar apoio e diagnóstico ao povo ribeirinho, que também vem sendo afetado. Estamos firmes e fortes por essa causa, enfrentando e sendo a voz de nosso povo amazônico”.

Para mais informações e acompanhamento das notícias sobre o Barco Hospital Papa Francisco, siga: @associacaolarsaofrancisco.

Barco Hospital Papa Francisco realiza quase 45 mil atendimentos

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Novo cardeal afirma que os escândalos não impedem a reforma do Papa Francisco

Em entrevista a um jornal italiano, Dom Marcello Semeraro ressalta que o processo de reforma da Cúria Romana tem o objetivo ético...

São Paulo prorroga campanha de Multivacinação e Poliomielite até dia 13 de novembro

Com baixa adesão, medida visa a aumentar as coberturas vacinais contra cerca de 20 doenças no território paulista

Esta sexta, 30, é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Missas em cemitérios no Dia de Finados: confira os locais e horários

Na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, na segunda-feira, 2, diferentes paróquias da Arquidiocese de São Paulo organizam missas nos cemitérios da...

‘Preparemo-nos, a cada dia, para o encontro definitivo com Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta sexta-feira, 30.

Newsletter