Especialização em Teologia e Ensino Religioso está com inscrições abertas

Divulgação

Curso é uma iniciativa do Vicariato para a Educação e a Universidade, da Arquidiocese de São Paulo, em parceria com a Faculdade de Teologia da PUC-SP

O curso foi criado com o objetivo de oferecer uma formação teológica a professores de Ensino Religioso e interessados em geral, de acordo com a proposta do Papa Francisco para Educação, explica o padre Vandro Pisaneschi, que é um dos idealizadores.

Estão abertas as inscrições para a especialização em Teologia e Ensino Religioso, uma iniciativa do Vicariato para a Educação e a Universidade, da Arquidiocese de São Paulo, em parceria com a Faculdade de Teologia da PUC-SP.

“Em primeiro lugar, visamos a qualificação dos professores desta disciplina, o oferecimento de uma capacitação que permita entender e responder aos anseios da juventude e a produzir conhecimento com um alto nível acadêmico, de acordo com a legislação vigente e, sobretudo, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também nos baseamos na proposta do Papa Francisco de criar um pacto educativo global, onde todos façam parte de uma comunidade educadora e, para tanto, precisam de uma formação rica e sólida. Além disso, nosso curso visa preencher uma lacuna apontada pelo Sínodo da Arquidiocese de São Paulo, que em uma pesquisa nas escolas mostrou grande necessidade de uma formação específica adequada e academicamente qualificada para professores e educadores desta disciplina”.

As aulas terão início no dia 6/4 e serão online síncronas, com previsão de encontro presencial no final de cada semestre no campus Ipiranga.

Segundo Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, que também auxiliou na criação da especialização, é um pedido do Papa Francisco para que escolas e Universidades católicas, apesar de frequentadas por numerosos estudantes não cristãos, ou até não crentes, ofereçam a todos — no pleno respeito pela liberdade de cada um e dos métodos próprios do ambiente escolar — a proposta cristã, ou seja, Jesus Cristo como sentido da vida, do cosmos e da história. “Essa é a intenção do curso: através da experiência de professores, mestres e doutores, especialistas em suas áreas acadêmicas, possibilitar aos educadores uma preparação para o diálogo com o mundo moderno, para enfrentar as questões da atualidade e de interesse dos jovens que frequentam nossas escolas”.

Entre as disciplinas que serão abordadas no curso estão Antropologia, Bioética, Religião e cultura pop, Fé e Razão e Doutrina Social da Igreja. “Quem já teve a oportunidade de dialogar com os jovens sabe que os temas deste curso e as suas implicações são fascinantes e plenamente atuais. A juventude é zelosa pela autenticidade e a coerência, por isso, sente-se atraída quando encontra respostas às suas ansiedades”, explica Dom Carlos.

Acesse mais informações sobre o curso.

Jornal da PUC-SP

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários