Bispos analisam desafios e perspectivas da missão da Igreja nas grandes cidades

A Arquidiocese de Brasília (DF) sediou, na sexta-feira, 3, o encontro de arcebispos de grandes cidades, com participação de cinco cardeais brasileiros e do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Eles refletiram sobre o tema “A Paróquia no mundo urbano: desafios e perspectivas”. 

Fotos: Arquidiocese de Brasília

O encontro, realizado na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, foi uma sugestão dos Cardeais Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, para ser um momento de fraterna partilha a respeito dos desafios e esperanças da Igreja, de modo especial das paróquias, nas grandes cidades do Brasil.

“Nós estamos focando na realidade da paróquia, como tornar a paróquia mais evangelizadora, mais missionária, mais dinâmica no contexto urbano”, contou o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília.

Dom Paulo ressaltou que foi unânime a preocupação sobre a violência, especialmente nas periferias nas grandes cidades e “como a violência impacta, não só a vida da cidade, mas também a vida e a missão da igreja”.

O Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado falou aos participantes sobre a relação entre a paróquia e o mundo urbano, no contexto da evangelização, na perspectiva de uma Pastoral Urbana.

Além dos Arcebispos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e do Secretário-geral da CNBB, participaram o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo de Manaus (AM); Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS), Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador (BA), alguns dos bispos auxiliares do Rio de Janeiro – Dom Roque Costa, Dom Juarez Delorto Secco e Dom Antônio Catelan Ferreira; além dos bispo auxiliares de Porto Alegre, Dom Bertilo João Morsch, e de Brasília, Dom José Aparecido; e o Bispo de Duque de Caxias (RJ), Dom Tarcísio Nascentes dos Santos. 

Fonte: Arquidiocese de Brasília

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários