Cardeal Odilo Scherer visita a ExpoCatólica

Arcebispo falou sobre a realização da feira e exortou os fiéis a participarem da coleta em favor da rádio 9 de Julho, que será realizada no domingo, 29 de maio, Dia Mundial das Comunicações Sociais

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, esteve na ExpoCatólica na tarde da sexta-feira, 27, no Expo Center Norte, ocasião em que visitou os estantes e dialogou com o público e os expositores.

Na visita ao estante da Arquidiocese de São Paulo, ele esteve no estúdio móvel da rádio 9 de Julho, durante o programa Em Família, apresentado por Cidinha Fernandes.

Ao falar sobre a feira, na qual são expostos e comercializados produtos e serviços ligados à fé, à religião e à piedade popular, o Arcebispo lembrou que para que fé se expresse são necessários variados instrumentos e objetos.

“É interessante que aqui as pessoas possam apreciar coisas bonitas, de bom gosto, que ajudam a expressar de maneira melhor a nossa devoção e a nossa fé”, afirmou.

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Dom Odilo também falou sobre a realização do Dia Mundial das Comunicações Sociais, sempre celebrado no Domingo da Ascensão do Senhor ao Céu, este ano em 29 de maio.

“As comunicações sociais, em sua variedade instrumental, ajudam a evangelizar. Jesus, ao subir aos céus, entregou aos apóstolos esta missão: ‘Vão, proclamem o Evangelho por todo o mundo’. Os apóstolos foram e usaram a voz, viajaram a diferentes lugares. Ainda não havia o rádio e a televisão, não havia o microfone, nem a internet. Hoje, temos esse instrumental tão grande de mídias, de meios de comunicação que podem estar a serviço da evangelização. Portanto, é muito importante que dediquemos nossa atenção para evangelizar por meio de todas as formas de comunicação”, afirmou, destacando, porém, que a comunicação pessoal nunca pode ser esquecida.

O Arcebispo também exortou os fiéis a participarem da coleta anual da rádio 9 de Julho, que acontecerá no domingo, 29, em todas as paróquias da Arquidiocese.

“Para manter a nossa rádio no ar, católica, que está a serviço da evangelização, da Boa Notícia, dos valores que ajudam a edificar a sociedade, é preciso a colaboração de todo o povo católico. Por isso, neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, em todas as nossas igrejas, fazemos a coleta para apoiar a rádio 9 de Julho”, comentou, pedindo ainda que os que puderam se tornem colaboradores permanentes da rádio por meio da Família dos Amigos.

ATENÇÃO AOS MAIS POBRES

A todos os ouvintes e internautas que acompanhavam o programa, Dom Odilo fez um chamado à permanente solidariedade com as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Lembramo-nos sempre do que Jesus diz no Evangelho: ‘pobres vós sempre tereis’. Assim, não basta dizer já fizemos, já ajudamos. Temos sempre que fazer de novo. Os pobres estão perto de nós, por toda a parte e suas necessidades aumentam, sobretudo em momentos críticos como quando faz frio. Procurem levar as suas ajudas às paróquias e às entidades que estão juntas à população mais carente, seja no centro, seja nas periferias. Não nos cansemos de fazer o bem, como diz São Paulo”.

Dom Odilo também convidou os fiéis à participação em três atividades: a Solenidade de Pentecostes, em 5 de junho, em todas as paróquias; a Solenidade de Corpus Christi, em âmbito arquidiocesano, em 16 de junho, às 10h, na Praça da Sé; e o festival de evangelização Halleluya, que acontecerá em 19 de junho, a partir das 10h, no Largo da Batata, em Pinheiros.

Dom Odilo com profissionais de comunicação da Arquidiocese de São Paulo

Dom Odilo no estande da ExpoCatólica com membros do Amparo Maternal
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários