Cardeal Scherer é homenageado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Domingos Dissei, conselheiro do TCMSP, entrega o colar de mérito ao Cardeal Scherer, dia 27
Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na noite da segunda-feira, 27, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou a solenidade de entrega do Colar de Mérito “Prefeito Brigadeiro Faria Lima”. Entre os homenageados estava o Cardeal Odilo Pedro Scherer Arcebispo de São Paulo.

Também foram contemplados coma honraria o ministro André Luiz Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) e a professora Priscila Cruz, presidente-executiva da Organização da Sociedade Civil Todos pela Educação.

Esta é a mais importante homenagem concedida pelo TCMSP e simboliza o reconhecimento de Corte de Contas paulistana ao mérito de personalidades que dedicam suas carreiras e trajetórias de vida a serviços que contribuem para o engrandecimento da cidade de São Paulo e do País. 

Os nomes dos homenageados foram apresentados e aprovados pelo Colegiado do TCMSP, formado pelo presidente Eduardo Tuma; o vice-presidente Roberto Braguim; o corregedor João Antonio; e conselheiros Mauricio Faria e Domingos Dissei.

Entre as autoridades presentes à cerimônia estavam o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Ricardo Mair Anafe; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias Moura Ribeiro e Paulo Sérgio Domingues; a presidente da Associação Paulista dos Magistrados (APAMAGIS), Vanessa Ribeiro Mateus; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), Patrícia Vanzolini; o Secretário de Governo de São Paulo, Marcos Penido; além de diversos deputados estaduais e vereadores.

REFERÊNCIA

O nome do Cardeal Scherer foi indicado por Domingos Dissei, que, em seu discurso, destacou ver no Arcebispo de São Paulo um homem marcado pela fé e bondade. “A causa dos necessitados é a causa maior de sua própria vida… Dom Odilo é uma referência de tolerância e amor ao diálogo, do exercício diário da caridade, a todos os que se dedicam à causa maior da construção do bem comum”, afirmou.

“Que possamos todos nós nos inspirar em Dom Odilo em sua vida dedicada à fé e à caridade, buscando sempre colocar em prática os ensinamentos do Evangelho. Por tudo que fez, faz e representa para o Brasil e o mundo, prestamos a nossa homenagem a este homem de fé e coragem”, completou Dissei.

Ao agradecer a homenagem, Dom Odilo afirmou que, ao se perguntar sobre quais seriam as razões que levaram a indicação de seu nome, concluiu que: “Mais do que homenagem a mim, é uma homenagem àquilo que eu represento, a Igreja presente na sociedade e suas implicações nos âmbitos social, econômico, político, judiciário, em todas as áreas da convivência humana, que, de uma forma ou de outra, esperam alguma luz e orientação que venham do religioso, de princípios sólidos, profundos e comprometedores”.

BOM USO DO BEM PÚBLICO

Dirigindo-se aos conselheiros do TCM, o Arcebispo ressaltou o importante papel que desempenham para a sociedade e para o bem público, em vista de uma administração transparente, que faça com que os recursos públicos cheguem de maneira equânime aos verdadeiros destinatários.

“Eu quero, por isso mesmo, assegurar-lhes que quando cair em suas mãos o exercício de fiscalizar o bem público aplicado às iniciativas voltadas para a promoção humana, à defesa da dignidade humana, dos direitos humanos, dos mais pobres, e das pessoas que sofrem, saibam que esse é um recurso bem aplicado. Isso é o que realmente se espera da aplicação do dinheiro público, que ele chegue a estes verdadeiros destinatários”, acrescentou.

Por fim, o Cardeal Scherer sublinhou que, atualmente, mais da metade das parcerias do poder municipal na prestação de serviços sociais são firmadas com organizações ligadas à Igreja Católica. “Nas situações de maior carência, muitas vezes em áreas onde há falta de organização social, ali há sempre algum trabalho social da Igreja presente”, completou.  

O COLAR

O Colar de Mérito “Prefeito Brigadeiro Faria Lima”, instituído pelo TCMSP, traz uma medalha de aço banhado a ouro, com a imagem do rosto do Prefeito Brigadeiro Faria Lima. A estrutura de sustentação é formada por doze peças retangulares de fundo preto e gravadas com a bandeira da Cidade, com o prédio do Tribunal e com o brasão do Município. Na cerimônia, os homenageados receberam a honraria acompanhada da láurea assinada pelo conselheiro presidente da casa.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários