Caritas arquidiocesana e paróquias realizam ações no Dia Mundial dos Pobres

O 6o Dia Mundial dos Pobres foi intensamente vivenciado na Arquidiocese de São Paulo no fim de semana dos dias 12 e 13 de novembro, com ações caritativas e momentos de ação de graças pelos grupos que se empenham em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.

A seguir, destacamos algumas destas iniciativas. Outras fotos sobre as ações podem ser vistas pelas redes sociais, por meio da hashtag #DiadosPobresArquiSP.

‘Dia de Ação Caritas’ multiplica a atenção a quem mais precisa na Região Lapa

Benigno Naveira

No domingo, 13, na Paróquia São José, Setor Pirituba, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo, por meio núcleo regional da Lapa, promoveu o “Dia de Ação Caritas”, em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, celebrado por toda a Igreja naquela data , com o tema “Jesus Cristo fez-se pobre por vós”.

O evento se iniciou com uma missa presidida pelo Frei Sérgio Peres de Paula, OAR, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Setor Leopoldina, assistido pelo Diácono Antônio Geraldo de Souza. Em seguida, houve a apresentação do Coral Núcleo Convivência do Idoso (NCI Aspromatina). 

Entre as 9h e as 17h, mais de 700 pessoas participaram dos atendimentos de serviços gratuitos realizados pelos colaboradores voluntários à comunidade, como palestras, assistência social, assessoria jurídica, financeira e contábil. Houve também a atuação de nutricionistas, psicólogos, manicures, cabeleireiros, esteticistas, enfermeiros e dentistas, além de membros do Conselho Tutelar e do CredPaz. A Carretinha do Banho, da Paróquia São Francisco de Assis, possibilitou que as pessoas que vivem nas ruas pudessem fazer sua higiene corporal com dignidade. 

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco, em 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, e celebrado pela primeira vez em 2017. (por Benigno Naveira)

Múltiplas ações solidárias acontecem na Região Ipiranga

Karen Eufrosino

No âmbito da Região Ipiranga, o Dia Mundial dos Pobres, celebrado no domingo, 13, foi lembrado com uma ação social e uma live. A Caritas Arquidiocesana de São Paulo, por meio de seu núcleo na Região Ipiranga, e em parceira com o Lions Clube, montou a estrutura para fazer exames optométricos nas crianças e adolescentes atendidos no CEI São Bernardo e no CCA Santo Agnelo, localizados na Vila Liviero e presididos pelo Padre Pedro Pereira dos Santos, Pároco da Paróquia Santo Antônio, na Vila Carioca, Setor Ipiranga. 

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga esteve no local para conversar e agradecer aos voluntários e aos funcionários do CEI e CCA, acompanhado do Diácono Feliciano Bonitatibus, coordenador do Núcleo Regional da Caritas. 

Rebeca Medeiros, oftalmologista voluntária, lembrou que é importante fazer o exame ocular o mais cedo possível. “Quanto antes diagnosticarmos qualquer problema, mais assertivo é o tratamento”, afirmou. Dos 145 atendidos naquele dia, 66 foram diagnosticados com a necessidade do uso de óculos. 

Na live, foram apresentadas duas obras sociais atuantes na Região: a Associação Amparo Maternal, que acolhe gestantes e mães em vulnerabilidade social, e a CEI São Francisco de Assis, coordenada pelas Irmãs Franciscanas Angelinas, que atende crianças de 4 e 5 anos, no bairro de Heliópolis. (por Karen Eufrosino)

Na Região Belém, Paróquia São Miguel Arcanjo organiza dia especial para os ‘irmãos da rua’

Vitor Pacheco

No domingo, 13, no Dia Mundial dos Pobres, como um ação de solidariedade para marcar a data, a Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca, realizou um almoço para as pessoas em situação de rua.

O evento contou com a presença de Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, do Padre Júlio Lancellotti, Pároco e Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua. 

Servido a dezenas de pessoas, o almoço foi animado com música e arte, promovidas pela rede de artistas Palhaços sem Fronteiras. (por Fernando Arthur)

Comunidade Shalom

A Comunidade Católica Shalom realizou, no Parque de Taipas, na Região Brasilândia, uma ação solidária pelo Dia Mundial dos Pobres, no domingo, 13, com cerca de 50 voluntários, oferecendo serviços de atendimento médico, recreação infantil, distribuição de roupas, calçados e refeições para 50 famílias, além de orientação para a participação nos sacramentos. A Comunidade mantém trabalhos de evangelização porta a porta e é responsável pela Área Pastoral São Pio de Pietrelcina, Setor Jaraguá. (por Comunidade Shalom)

Pascom Paroquial

A Pastoral do Resgate da Paróquia São Francisco de Assis, na Região Lapa, foi às ruas na noite do sábado, 12, com a carretinha do banho. Além do banho restaurador e troca de roupa, foi oferecida a oportunidade de cada atendido se barbear, cortar unhas e o cabelo, antes de receber o jantar, preparado por voluntários. Músicas e diálogos com os ‘irmãos da rua’ marcaram a atividade. (por Redação)

Pascom Paroquial

No domingo, 13, os fiéis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, pertencente a Paróquia Santa Luzia, na Região Lapa, visitaram o Abrigo Estrela da Manhã, levando doações e café da tarde em ação pelo Dia Mundial dos Pobres. (por Redação)

Pascom Paroquial

O Projeto Solicitude e o Instituto Redenção da Paróquia Jesus Ressuscitado, na Região Belém, realizaram, no domingo, 13, a construção de uma casa para uma família em situação de extrema pobreza por ocasião do Dia Mundial dos Pobres. A construção contou com a presença de dezenas de voluntários e centenas de apoiadores, além dos Freis Jaime Sória, OSA e Pedro Félix, OSA. (por Redação)

Pascom Paroquial

No domingo, 13, em frente à matriz da Paróquia Santa Terezinha, no Setor Jacanã da Região Santana, foi montada uma grande mesa da partilha, sendo servido café da manhã  com  bolos, lanches,  achocolatado, café  leite. A iniciativa beneficiou cerca de 300 pessoas e foi conduzida pela Pastoral Social paroquial. (por Redação)

Pascom Paroquial

Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Setor Jaraguá da Região Brasilândia, em uma das missas do domingo, 13, no Dia Mundial dos Pobres, houve um momento de ação de graças pelos trabalhos realizados pela Pastoral Social e a equipe da cozinha que mensalmente preparam marmitex que são distrubuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade social. (por Redação)

Pascom Paroquial

No domingo, 13, no contexto do 6o Dia Mundial dos Pobres, foi oferecido um café da manhã especial na Basílica de Sant’Ana, na Região Santana, às pessoas em situação de rua. Diariamente, este café é servido, graças a solidariedade de muitas pessoas. (por Redação)

Pascom Paroquial

No sábado, 12, na Paróquia Sagrada Família, na Região Santana, aconteceu o “Dia da Cidadania”, em uma ação conjunta do núcleo regional da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Centro de Educação São José e outros voluntários no contexto do Dia Mundial dos Pobres. Foram realizadas oficinas de arte, música, produção de sabão, limpeza de pele, capoeira, karatê, bem como atendimentos nas áreas jurídica, psicológica e serviço social.  Ocorreram também palestras sobre orientação para confecção de curriculum e cuidados com a saúde. Aos participantes foram entregues 200 kits lanches. (por Pascom Santana)

Pascom Paroquial

No domingo, 13, a missa no Paróquia São Francisco, na Região Sé, recordou os trabalhos dos franciscanos em prol das mais pessoas mais pobres, e foi momento de gratidão a todos que se abre à partilha com os que mais precisam. Foi destacado o trabalho realizado pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras). (por Redação)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários