Católicos são chamados a gesto concreto em favor da Terra Santa

Nadim Asfour/CTS

Na sexta-feira, 7, como acontece todos os anos desde 1974, a Igreja se une em solidariedade à Terra Santa e aos lugares sagrados caros ao Cristianismo. Para tanto, os católicos de todo o mundo são convidados a manifestar sua generosidade, contribuindo com a “Coleta para a Terra Santa”. 

Conhecida como“Collecta pro Locis Sanctis” e tradicionalmente realizada na Sexta-feira Santa, a iniciativa é resultado da vontade de São Paulo VI e dos pontífices que o sucederam de manter o vínculo entre os cristãos de todas as partes e os locais sagrados, garantindo o sustento da vida, dos projetos e trabalhos que se desenvolvem em torno da Igreja local. 

O Frei Francesco Patton, OFM, Custódio da Terra Santa, destacou que o principal compromisso dos frades menores que moram na região é “cuidar das pedras abençoadas e santas, que são os santuários, e ao mesmo tempo cuidar das ‘pedras vivas’, que são os cristãos locais e os peregrinos”. Ressaltou, também, a importância do trabalho de manutenção, preservação e revitalização dos lugares santos do Cristianismo e, por isso, a generosidade dos fiéis é fundamental.

Entre os vários objetivos da Coleta estão o apoio e desenvolvimento das minorias cristãs, a conservação e valorização de áreas arqueológicas e santuários, a intervenção em casos de emergência, a liturgia em locais de culto, as obras apostólicas e a assistência aos peregrinos. Enfim, o intuito da iniciativa é sensibilizar os fiéis acerca do valor da solidariedade para com os católicos presentes na região e promover iniciativas para manutenção dos lugares santos que conservam a memória de Cristo. 

Fontes: CNBB e Gaudium Press

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários