CESEEP comemora 40 anos a serviço da evangelização e do diálogo

Criado em 1982, CESEEP tem o objetivo de oferecer formação a lideranças de comunidades eclesiais, pastorais e movimentos cristãos em vista do desenvolvimento humano integral
Luciney Martins/O SÃO PAULO

Em 2022, o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) comemora 40 anos de fundação. Para marcar o aniversário, foi programada uma série de iniciativas, entre as quais uma cerimônia comemorativa realizada no sábado, 11, na Casa de Encontros Sagrada Família, no Ipiranga. 

Participaram do evento o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, representantes de diferentes comunidades cristãs e tradições religiosas, além de membros, colaboradores e participantes de cursos promovidos pelo CESEEP. 

Criado em 1982, por iniciativa de um grupo de bispos, pastores, teólogos, biblistas e cientistas sociais, o CESEEP tem o objetivo de oferecer formação a lideranças de comunidades, pastorais e movimentos cristãos, em vista do desenvolvimento humano integral. 

Atualmente, o CESEEP promove cursos (presenciais e on-line) de aprofundamento teórico e prático, nas áreas bíblico-pastoral e social. Entre as formações mais conhecidas estão os cursos de Verão, Latino-Americano de Formação Pastoral, Latino-Americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, entre outros. 

DIGNIDADE HUMANA 

O Cardeal Scherer definiu o CESEEP como uma grande intuição nascida da busca do diálogo ecumênico e, com o passar dos anos, também inter-religioso. 

O Arcebispo enfatizou que o ecumenismo não pode se resumir às discussões intelectuais e acadêmicas. Ao contrário, produz frutos quando, inspirado no exemplo do próprio Cristo, parte da oração em comum, do serviço à dignidade humana e das obras de misericórdia. “Nesse aspecto, nós, das diversas comunidades cristãs, mesmo com nossas diferenças doutrinais, podemos estar unidos em torno da pessoa de Jesus Cristo, que está no pobre, no doente, naquele que sofre”, afirmou. 

Por fim, Dom Odilo encorajou os membros do CESEEP a continuarem firmes em sua missão voltada para a evangelização e para a educação popular, como um importante serviço que prestam à sociedade. 

REDE 

Coordenador-geral do CESEEP, Padre José Oscar Beozzo destacou ao O SÃO PAULO que a entidade nasceu em um contexto em que os movimentos sociais e pastorais buscavam um es- paço de formação sólida, alicerçada nos fundamentos do Evangelho, sobretudo na missão de ouvir os apelos daqueles que mais necessitam. 

“O CESEEP dialoga com centros semelhantes em toda a América Latina, formando uma verdadeira rede, em vista do mesmo objetivo”, reforçou Padre Beozzo, referindo-se à rede de apoio mútuo e de troca de saberes com outros centros ecumênicos e com iniciativas similares ao Curso de Verão, que se realizam em outras cidades do Brasil. Essa rede compartilha experiências, aprofunda temas de cunho teórico-metodológico e socializa materiais para a formação de base nas pastorais e nos movimentos sociais. 

Além do evento do sábado, o CESEEP realizou um recital em fevereiro e irá promover um seminário comemorativo entre os dias 10 e 16 de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo site: https://ceseep.org.br/.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Marcio Soares
Marcio Soares
1 ano atrás

muito bom, a educação é muito importante precisamos ter maturidade pra fazer a obra de Cristo , projeto lindo.