Comissão para a Juventude elabora guia diário para registrar a rotina dos jovens nos dias da Quaresma

Jovens Conectados

Como de costume ao longo dos anos, para colaborar com a vivência espiritual das juventudes, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz uma proposta para todos os jovens: o Meu Planner Quaresmal. Ele funciona como um guia diário para registrar a rotina do jovem nos dias da quaresma.

A proposta, segundo a Comissão, é “ajudar as juventudes do Brasil para uma vivência mais íntima neste tempo litúrgico que nos prepara para a Semana Santa e Páscoa e que nos estimula à conversão, à melhoria de nós mesmos, e isso não é possível sem revermos a qualidade das nossas relações fraternas”.

Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém e membro da Comissão, convida os jovens para esse tempo favorável para conversão do coração para não caírem no individualismo, na violência, nos vícios e na indiferença aos outros.

“Assim como não existe verdadeiro amor a Deus sem o amor ao próximo, também não existe autêntica conversão sem nos educarmos para a fraternidade. A conversão profunda passa por um processo de educação de cada um de nós como mudança de mentalidade que reorienta a nossa vida, que gera atitudes novas e promove o nosso desenvolvimento integral. Desejo-lhe uma Santa quaresma! Que seja um tempo caracterizado por um forte esforço em vista do crescimento pessoal para ser mais sereno e equilibrado consigo mesmo e mais humano para com os outros, sobretudo, para com os parentes, amigos e colegas de estudo ou trabalho”, exorta o bispo.

Como o “Meu Planner Quaresmal” funciona?

Ele está dividido em blocos que ajudam a organizar as ações. Duas partes são reservadas para anotações para iniciar o dia e outro em seu término, chamados de “Manhã” e “Noite”, onde o jovem irá anotar o que fez o seu dia mais próximo de Deus e aos irmãos e seus agradecimentos. Outros três blocos são reservados à oração e reflexão. Há o local do jovem colocar suas intenções de oração do dia, qual passagem do Evangelho irá ler e o que esta lhe disse ao coração.

E como bônus “pequenos passos” diários, da Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor (quinta-feira santa), com propósitos para que os jovens consigam amar bem e melhor a Deus e aos outros. Baixe o material e confira para colocar em prática na sua quaresma.

O planner pode ser baixado (aqui).

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários