‘Dentistas do Bem’: a solidariedade que ajuda o sorriso das pessoas em situação de rua

Projeto oferece atendimento odontológico gratuito no viaduto Pedroso, na Bela Vista

Arquivo pessoal

Em uma sala embaixo do viaduto Pedroso, na Bela Vista, região central da capital paulista, começou a funcionar na sexta-feira, 29 de outubro, o projeto “Dentistas do Bem”, iniciativa liderada por Tatiana Barone, 41, tenente da Marinha do Brasil e cirurgiã-dentista.

O consultório fica no espaço do Centro de Inclusão pela Arte, Cultura, Trabalho e Educação (Cisarte) e tem por objetivo proporcionar atendimento odontológico às pessoas em situação de rua, com os seguintes tratamentos: profilaxia, restaurações, limpeza, extrações, próteses e dentaduras. Além de Tatiana, uma equipe de dentistas voluntários oferece os atendimentos gratuitamente de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Assegurar a dignidade humana

Tatiana começou os trabalhos sociais em 2017, com o projeto “Marmitas do Bem – Orar&Ação”. Sensibilizada com o drama da fome das pessoas em situação de rua, ela decidiu produzir em casa as marmitas e entregá-las pessoalmente, com a ajuda dos filhos, Leonardo, 16, e Julia Ramires Barone, 13, e amigos voluntários.

A distribuição das marmitas acontece no estacionamento do Mosteiro da Luz, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), às quintas-feiras, a partir das 18h30.

Ao entregar as marmitas, Tatiana ouvia frequentes relatos de pessoas que sofriam com dor de dente, edentulismo (perda dos dentes), cáries, falta de higienização e dificuldade de mastigação.

Diante disso, no começo deste ano, a cirurgiã-dentista reformou seu consultório particular e direcionou os equipamentos para um consultório social para o atendimento das pessoas em situação de rua, inaugurado no último dia 29.

“O projeto nasceu de uma ideia pessoal, mas se tornou uma iniciativa coletiva”, recordou Tatiana, mencionando que terá a contribuição de dentistas voluntários que estarão de plantão no local. Os interessados em ser atendidos deverão fazer o agendamento prévio na secretaria do Cisarte. A dentista conta que se impressionou com a quantidade de pessoas que já aguardam pelo atendimento: “Eu sabia da carência nesta área, mas a lista de espera já é enorme e cresce a cada dia”, contou.

“Deus nos convoca à missão e coloca verdadeiros anjos que acreditam no projeto e somam forças”, disse Tatiana, ao mencionar a parceria com o Cisarte – que cedeu a sala para a montagem do consultório – e o apoio que recebeu de empresas, amigos e voluntários para viabilizar o projeto.

Antigo albergue

No espaço onde hoje é o Cisarte funcionava anteriormente um albergue. Agora neste local toda pessoa é acolhida para atividades diversas, como oficinas de capacitação e empreendedorismo, e atendimentos médico e odontológico.

Diretora administrativa do Cisarte, Luciene Inácio enfatizou que o objetivo da entidade é resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua e que tem havido uma demanda crescente em razão da quantidade dos que foram impactados financeiramente pela pandemia.

Luciene comenta que o “Dentistas do Bem” se soma às ações que já são realizadas no local e, além de proporcionar a restauração da saúde bucal, devolve o sorriso e a esperança às pessoas.

Mais sorrisos, menos dores

Tatiana ressalta que a missão do projeto é acolher, superar traumas e resgatar sorrisos. “A dor de dente é uma das piores que existem e proporcionar a quem está à margem o cuidado com a saúde bucal é tão importante quanto saciar a fome”, comentou, destacando que todos os tratamentos ocorrem de maneira humanizada.

Arquivo pessoal

A idealizadora da iniciativa conta que o projeto surgiu após ter atendido muitas pessoas em situação de rua em seu consultório particular. “Nas ações do ‘Marmitas do Bem’, identifiquei essa realidade e não consegui ficar indiferente”, disse, lembrando que, além dos atendimentos, orienta sobre a higienização bucal e distribui kits com escova e creme dental.

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) é o lema que inspira Tatiana nessas ações caritativas.

Padre Armênio Rodrigues Nogueira, Vigário da Paróquia São Judas Tadeu, no Jardim Miriam, na zona Noroeste, participou da inauguração do projeto “Dentistas do Bem”. Ele enalteceu a realização dessa iniciativa em favor da dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Ações como esta renovam a esperança e evidenciam a atuação dos leigos na promoção da Igreja em saída, uma vez que ser Igreja é estar em missão em prol dos que estão à margem da sociedade”, destacou o Sacerdote, que doou uma imagem de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão ao abençoar o consultório.

Alegria de parte a parte

Viviane Malfatti, 50, é uma das dentistas voluntárias da iniciativa. Ela conta ter se engajado na ação ao se sensibilizar com a atuação de sua amiga Tatiana. “Contribuir com o pouco que posso é uma possibilidade de impactar vidas positivamente”, disse a dentista, que atenderá às terças-feiras.

Pablo, 10, e Brenner, 9, estiveram entre os primeiros atendidos no dia da inauguração do projeto “Dentistas do Bem”. Eles foram ao Cisarte acompanhados dos pais, Maxwell Cardoso Oliveira, 36, e Verônica Aparecida de Goes, 35, que ficaram desempregados no início da pandemia e sem recursos para pagar o aluguel, e, assim, não encontraram outra opção a não ser a de viver pelas ruas da cidade. Com a ajuda de Tatiana e outros voluntários do “Marmitas do Bem”, conseguiram um lar em uma pensão e a recolocação no mercado de trabalho.

Outro atendido no primeiro dia foi Tiago, que preferiu não se identificar por completo. Ele está em situação de rua e no Cisarte participa das ações promovidas pela entidade. “Faz tempo que meu dente dói e agora sei que tenho um lugar que olha e cuida de mim”, comemorou.

SERVIÇO

Projeto “Dentistas do Bem”

Local: Centro de Inclusão pela Arte, Cultura, Trabalho e Educação (Cisarte) – Viaduto Pedroso, 111, Bela Vista

Atendimento: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h

Informações: (11) 3286-0107

guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
roger
roger
1 ano atrás

isso e muito bom eu peguei um papel com a moça da foto para levar a minha mãe.