‘Diante da fome do irmão, não dá para ficar indiferente e insensível’ diz Dom Odilo na Câmara Municipal

Afirmou o Cardeal Scherer em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Uma solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, na quinta-feira, 23 de fevereiro, marcou o início da Campanha da Fraternidade (CF) 2023, que trata do tema da fome.

O evento foi proposto pelo vereador Toninho Vespoli (PSOL) e contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo; do deputado estadual eleito Eduardo Suplicy (PT); de Frei Marx Rodrigues dos Reis, diretor do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras); de Vera Helena Villela, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo; e de Rosiene Silvério, voluntária na assistência à população em situação de rua.

Autor de projetos de lei com foco na segurança alimentar e de programas sociais voltados para erradicar a fome na cidade, Toninho Vespoli recordou que essa é a terceira vez que a temática da fome é abordada pela Igreja em uma CF.

“Toda Campanha da Fraternidade tem por objetivo permanente despertar o espírito comunitário para o bem comum, educar para a vida em fraternidade e construir uma sociedade justa e solidária. É justamente por isso que o parlamento deseja, há muito tempo, construir juntos as campanhas da fraternidade, este ano, com um anseio ainda maior”, afirmou o parlamentar, destacando que a fome é preocupação de todas as pessoas de boa vontade, que não podem ser indiferentes a esse “flagelo humanitário”.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Interesse de todos

Ao tomar a palavra, Dom Odilo parabenizou a iniciativa de trazer a reflexão proposta pela CF para a casa legislativa. “Este é um assunto que deve interessar a todos, pois é uma questão de cidadania, de direito e de dignidade de toda pessoa. Portanto, aqueles que aqui representam o povo, no legislativo municipal, devem estar interessados nesse tema e podem ouvir as situações a partir de quem trata com as situações de fome no dia a dia”, salientou.

Frei Marx compartilhou informações sobre as atividades realizadas pelo Sefras na cidade. Diariamente, a entidade atende cerca de 4 mil pessoas com a distribuição de refeições, serviços de inclusão econômica, defesa de direitos, entre outros. Só no período mais acentuado da pandemia, foram distribuídas 3 milhões de refeições para pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.

Rosiene Silvério falou sobre as dificuldades no atendimento à população em situação de rua e de vulnerabilidade social, sobretudo nas circunstâncias emergenciais, que explicitam a necessidade de um plano de contingência mais eficaz por parte dos poderes públicos.    

DIGNIDADE HUMANA

Já Vera Helena Villela explicou que “alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição federal, devendo o poder público adotar as políticas públicas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”. Ela destacou, ainda, que existe uma política municipal de segurança alimentar e nutricional que, contudo, necessita do envolvimento das diferentes instituições da sociedade civil, por meio de organizações como o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.

“Diante da fome do irmão, não dá para ficar indiferente e insensível”, enfatizou o Cardeal, lembrando que a capital paulista é a cidade mais rica do País e, ao mesmo tempo, a mais pobre, dados os altos índice de pobreza, especialmente da população em situação de rua. 

“A Campanha da Fraternidade não pretende ser um tema apenas interno da Igreja, mas para toda a sociedade, para que se interrogue sobre como encontrar saídas para essa situação de fome que muitas pessoas enfrentam”, acrescentou o Arcebispo, lembrando que, para os cristãos, os temas de repercussão social também têm implicação religiosa e moral.

O vídeo da íntegra do evento está disponível em: https://tinyurl.com/2opqxpp5

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários