Dicastério para a Evangelização: conheça organismo para o qual Dom Odilo foi nomeado pelo Papa

Vatican Media/Arquivo

O Papa Francisco nomeou na terça-feira, 25, os membros do Dicastério para a Evangelização, na Seção para questões fundamentais da evangelização no mundo. Entre os quais, foi confirmado para mais um quinquênio o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Além de Dom Odilo, outros dois brasileiros foram nomeados: Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, Superiora-geral das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, e Moysés Louro de Azevedo Filho, fundador e moderador da Comunidade Católica Shalom.

DICASTÉRIO

Com a promulgação da constituição apostólica Praedicate Evangelium, que implementou a reforma na Cúria Romana, em março de 2022, o Pontífice unificou a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, formando o Dicastério para a Evangelização.

O Cardeal Scherer já era membro do antigo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Na Santa Sé, ele também é membro do Dicastério para o Clero, do Dicastério para a Cultura e a Educação e do Conselho para a Economia.

Como membros desse Dicastério, os nomeados são convocados para as assembleias ordinárias e, quando necessário, para os eventos extraordinários.

Esse organismo, presidido diretamente pelo próprio Papa, é constituído de duas Seções: uma, para as questões fundamentais da evangelização no mundo e, a outra, para a Primeira evangelização e as novas Igrejas particulares nos territórios de sua competência. Cada uma das duas seções é regida em nome dele e por sua autoridade por um Pró-Prefeito.

“O Dicastério está a serviço da obra de evangelização, para que Cristo, Luz dos povos, seja conhecido e testemunhado em palavras e obras, e se edifique o seu Corpo místico, que é a Igreja. O Dicastério é competente para as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do Dicastério para as Igrejas Orientais”, diz a constituição apostólica.

EVANGELIZAÇÃO NO MUNDO

A Seção para questões fundamentais da evangelização no mundo tem como Pró-prefeito Dom Salvatore Fisichella, mais conhecido como Rino Fisichella. É missão da seção “estudar, em colaboração com as Igrejas particulares, as conferências episcopais e as estruturas hierárquicas orientais, os Institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica, as questões fundamentais da evangelização e do desenvolvimento de um anúncio eficaz do Evangelho, individuando as suas formas, instrumentos e linguagem adequados”. A seção recolhe as experiências mais significativas no campo da evangelização, colocando-as à disposição da Igreja inteira.

Por meio de estudos e intercâmbios de experiências, a Seção apoia as Igrejas particulares no processo de inculturação do Evangelho nas diversas culturas e etnias, prestando particular atenção à piedade popular. “Compete à Seção a ereção de santuários internacionais e a aprovação dos respetivos estatutos, de acordo com as disposições canônicas, e compete-lhe cuidar, em colaboração com os bispos diocesanos/eparquiais, as conferências episcopais e as estruturas hierárquicas orientais, da promoção de uma pastoral orgânica dos Santuários como centros propulsores da evangelização permanente”, diz o documento.

CATEQUESE

É competência dessa Seção do Dicastério para a Evangelização o âmbito da catequese, cuidando para que “o ensino da Catequese seja ministrado de maneira conveniente, e a formação catequética seja dada segundo as indicações expressas pelo Magistério da Igreja”. Compete-lhe igualmente conceder a necessária confirmação da Sé Apostólica para os catecismos e os outros escritos relativos à instrução catequética, com o consentimento do Dicastério para a Doutrina da Fé.

No contexto da evangelização, a Seção afirma e promove a liberdade religiosa em todas as esferas sociais e políticas nas situações reais do mundo, enfatiza a constituição apostólica. Para isso, serve-se também da colaboração da Secretaria de Estado.

Também foram nomeados para o Dicastério os Cardeais José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação; Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida; Lazzaro You Heung-sik, Prefeito do Dicastério para o Clero. Além deles, Dom Claudio Gugerotti, Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, e Paolo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação, integram a lista, que pode ser vista na íntegra aqui.

Na mesma ocasião, o Santo Padre nomeou consultores para o mesmo Dicastério, além do Subsecretário para a Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares, Monsenhor Samuele Sangalli, até agora, Oficial do Dicastério para os Bispos.

PROPAGANDA FIDE

Fundada em 1622 pelo Papa Gregório XV, a então Congregação para a Evangelização dos Povos, mais conhecida por seu nome anterior, Sagrada Congregação para a Propagação da Fé (Propaganda Fide), nasceu com o objetivo estimular a disseminação da fé em todo o mundo, com a competência de coordenar todas as forças missionárias, proporcionar diretrizes para as missões, promover a formação do clero e das hierarquias locais, incentivar a fundação de novos institutos missionários e prover a ajuda material às atividades missionárias.

Entre 1970 e 1984, o Cardeal Agnelo Rossi exerceu o cargo de Prefeito desse Dicastério romano, após ter sido Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Desde a criação e conforme as características e necessidades de cada época, vários aperfeiçoamentos foram executados na estrutura e na forma de atuação desse organismo, até chegar à atual configuração.

Tendo como Pro-Prefeito o Cardeal Luís Antonio Tagle, a atual Secção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares apoia o anúncio do Evangelho e o aprofundamento da vida de fé nos territórios de primeira evangelização e trata de tudo o que diz respeito tanto à ereção de circunscrições eclesiásticas ou suas modificações, quanto à sua provisão e executa as demais tarefas à semelhança do que realiza o Dicastério para os Bispos no âmbito da sua competência.

Assim como acontecia com a Propaganda Fide, estão confiadas a essa Seção as Pontifícias Obras Missionárias: a Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, a Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, a Pontifícia Obra da Infância Missionária e a Pontifícia União Missionária, como instrumentos de promoção da responsabilidade missionária de cada batizado e para apoio das novas Igrejas particulares.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários