‘Discernimento, bom senso e capacidade para colaborar serão as marcas da nova Presidência da CNBB’

Manifestou Dom Jaime Spengler, ao tomar posse como Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Imprensa CNBB

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi concluída na sexta-feira, 28 de abril, com a posse da nova Presidência da entidade.

Diante dos 326 bispos ativos, além dos bispos eméritos, presentes no plenário do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, assumiram os cargos para o quadriênio 2023-2027: o Presidente, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS); o 1° Vice-presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia (GO); o 2° Vice-presidente, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Bispo de Garanhuns (PE); e o Secretário-Geral, Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS).

“Certamente, é uma missão que nos desafia e muito: a complexidade do tempo, a cultura na qual nos encontramos, o momento eclesial que nós vivemos exigem de nós muita oração, muito diálogo, capacidade de promover aquilo que o Papa está pedindo de nós – discernimento em vista de uma Igreja verdadeiramente mais participativa, mais comunitária, mais missionária”, afirmou Dom Jaime, em seu primeiro pronunciamento no cargo.

Ao falar sobre os desafios da nova presidência, o Arcebispo de Porto Alegre ressaltou que a missão da nova presidência é “dar continuidade a um trabalho que já vem sendo feito, numa dimensão mais interna, de promoção da sinodalidade, de comunhão, participação e missão”.

Durante a Assembleia Geral, também foram eleitos 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes, dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), um titular e suplente, e dois bispos que participarão da assembleia do Sínodo dos Bispos em outubro, em Roma.

Imprensa CNBB

PRESIDENTES ELEITOS DAS COMISSÕES EPISCOPAIS 

Comissão Episcopal para a Ação Missionária
Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT);

Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética
Dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS);

Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé
Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ);

Comissão Episcopal para a Liturgia
Dom Hernaldo Pinto Farias, Bispo de Bonfim (BA);

Comissão Episcopal para o Laicato
Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Araguaína (TO);

Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora
Dom José Valdeci Santos Mendes, Bispo de Brejo (MA);

Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar de São Paulo;

Comissão Episcopal para a Vida e a Família
Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo de Campo Mourão (PR);

Comissão Episcopal para a Juventude
Dom Vilsom Basso, Bispo de Imperatriz (MA);

Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso
Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo de Ponta de Pedras (PA);

Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação
Dom Gregório Paixão, Bispo de Petrópolis (RJ);

Comissão Episcopal para a Comunicação Social
Dom Valdir José de Castro, SSP, Bispo de Campo Limpo (SP).

MENSAGEM AO POVO BRASILEIRO

Como acontece em todas as Assembleias Gerais, na quinta-feira, 27 de abril, foi divulgada a mensagem do episcopado ao povo brasileiro, na qual a CNBB reafirma o compromisso da Igreja com a defesa integral da vida.

Na apresentação do texto aos jornalistas, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, explicou que essa mensagem, “sempre possui as tonalidades do momento em que vivemos, e dessa vez não seria diferente, para que seja uma expressão do pensamento de toda a assembleia geral dirigida a todo o povo brasileiro”.

“Esses dias na casa da Mãe Aparecida foram uma oportunidade para experimentarmos a comunhão a partir da riqueza de nossas diversidades. Quem nos une é Cristo e, por Ele, esperançosos e comprometidos, renovamos nossa opção radical e incondicional com a defesa integral da vida que se manifesta em cada ser humano e em toda a criação”, escrevem os bispos.

A mensagem sublinha que a renovação desse compromisso com a vida se dá em um “tempo marcado por grandes desafios que, longe de nos desanimarem, estimulam a Igreja na promoção do Reino de Deus”.

O episcopado conclama toda a sociedade brasileira “a construir um amplo projeto de reconciliação e pacificação, a partir de um diálogo franco e aberto, que possibilite superar o que nos afasta, com o objetivo de assegurar o que nos une: o País, o seu povo e a criação”.

“O ponto de partida dessa construção se dá nas famílias, comunidades, relações sociais, profissionais, eclesiais e políticas, por meio da amizade social que promove a cultura do encontro. Como comunidade de fé, cremos que sua concretização passa necessariamente pelas nossas orações. Rezemos, pois, como nos pede o Papa Francisco, pelo fim das guerras, dos conflitos e das violências. Somos ‘caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz’ (Fratelli tutti, 8)”, prossegue a mensagem.

“Não tenhamos medo. A esperança é a nossa coragem! Sejamos semeadores de mudança, de solidariedade e de vida. Pelo amor do Cristo vivo e ressuscitado, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, invocamos a bênção de Deus sobre o povo brasileiro, suas famílias e comunidades”, concluem os bispos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários