Diversão e cultura: espaços na cidade para visitar em família

O período das férias costuma ser um momento de encontro e proximidade entre pais e filhos, avós e netos e reencontro de amigos. Uma oportunidade para curtir e, também, para conhecer novos lugares a céu aberto e espaços culturais – dinâmica de descanso e aprendizado.

Por todos os cantos da cidade, são inúmeras as propostas oferecidas, desde atividades gratuitas até as com preços promocionais para atrair o público. O SÃO PAULO apresenta algumas opções.

CONTATO COM A NATUREZA

O projeto “Na Floresta”, idealizado pela veterinária Manu Karsten e localizado no bairro Jardim Europa, zona Sul da capital, traz uma proposta lúdica de encontro com a natureza – contato com a floresta, animais, vegetais e os biomas.

“A nossa proposta é oferecer uma experiência interativa de aprendizagem e conexão das crianças e dos adultos com a natureza. E, no meio da cidade, que nos oferece tantas possibilidades e, ao mesmo tempo, nos demanda tanto, nosso objetivo é evidenciar a nossa relação com a natureza”, enfatizou Manu, enquanto apresentava o espaço do projeto à reportagem.

A idealizadora enfatizou a necessidade de despertar o interesse, perder o medo e gerar aprendizagem de uma maneira lúdica, interativa e segura.

“Por exemplo, temos uma floresta cenográfica, que integra elementos naturais representados, flora e fauna reais com intervenções teatrais e pedagógicas e, também, animais como cobras, saruês, morcegos, um formigário, entre outros”, disse, ressaltando que essa é “uma experiência que ultrapassa o conhecimento técnico e científico, adquiridos em sala de aula, transformando o modo de ver e cuidar do planeta”, afirmou.

As visitas ao “Na Floresta” acontecem de terça a sexta-feira e aos fins de semana com agendamento prévio. Por causa da pandemia, as visitas são de no mínimo três e no máximo oito pessoas. O roteiro da visita é guiado por uma equipe de educadores.

No período de férias, são oferecidas oficinas, atividades temáticas, jogos tradicionais e brincadeiras.

Para conhecer mais e agendar sua visita, acesse o site: https://nafloresta.bio.br/

VAMOS AO PARQUE

Para quem gosta de espaço aberto e atividades ao ar livre, os parques são uma ótima opção. Recentemente, foi inaugurado o Parque Augusta, localizado na região central, em um quarteirão entre as ruas Augusta, Consolação, Caio Prado e Marquês de Paranaguá. A estação de metrô mais próxima é a Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela.

Com área de 23 mil metros quadrados no coração de São Paulo, possui caminhos para passeios, playground inclusivo, “cachorródromo”, equipamentos de ginástica, academia para a terceira idade, arquibancada e deck elevado. Também conta com áreas de manejo e compostagem.

JARDIM SUSPENSO

Você sabia que no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura Municipal, existe um jardim suspenso? O local conta com 400 espécies vegetais, uma fonte, mirante com vista panorâmica do centro histórico da capital.

As visitas acontecem de terça-feira a sábado, em dois horários, às 14h30 e 16h30 e são são gratuitas. Basta comparecer ao saguão de entrada da Prefeitura (Viaduto do Chá, 15, Centro), com documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação contra a COVID-19.

As visitas, por causa da pandemia, são reservadas a grupos de dez pessoas.

VILA ITORORÓ

A Vila Itororó é composta por mais de dez edificações construídas no século XX, e fica localizada na Rua Maestro Cardim, 60, entre os bairros da Liberdade e Bela Vista, e foi recentemente reaberta ao público após um período fechada para restauração.

O local ocupa uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados. Entre as atividades, uma experiência imersiva em áudio 3D, levando os visitantes a uma viagem pelo passado do bairro e sua construção. Além de sessões de cinema ao ar livre, às quintas-feiras, há um espaço esportivo, biblioteca e intervenções artísticas e culturais.

No local, fica a sede do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, que presta atendimento e orientação multiprofissional em casos de discriminação racial. Oferece oficinas, debates, ações culturais e outras atividades relacionadas à promoção da igualdade, sendo um local permanente de valorização e respeito à identidade étnica no município de São Paulo.

O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

Mais informações: Centro Cultural Vila Itororó (https://prefeitura.sp.gov.br)

VISITA AO MUSEU

Na região central, o Museu Catavento (Museu de Ciência e Tecnologia) tem a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível.

Localizado na Av. Mercúrio, s/n, no Parque Dom Pedro II, é uma ótima opção para quem deseja diversão e conhecimento.

O espaço possui 250 instalações, em 12 mil m² de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Apresenta exposições com ideias simples e também complexas.

“Do átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor inseto aos maiores animais da terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da proteção ambiental. Tudo apresentado de forma interativa para fazer da visita uma prazerosa viagem ao conhecimento e à cultura.”

Para conhecer a programação e ingressos: https://museucatavento.org.br.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários