Dom Cícero conhece a realidade pastoral da Paróquia São João Batista

Pascom paroquial

Entre os dias 25 e 28, Dom Cícero Alves de França realizou a sua primeira visita pastoral a uma paróquia na Região Belém.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém pôde conhecer um pouco da realidade da Paróquia São João Batista, no Jardim Colonial. A visita se iniciou na noite da quinta-feira, 25, com a missa de abertura, contando com a presença dos fiéis das comunidades e das lideranças pastorais.

Na sexta-feira, 26, Dom Cícero visitou famílias, idosos e enfermos, além de conhecer as Capelas São Gonçalo e Santa Helena, e a obra da Missão Belém no bairro.

O Prelado também pôde conversar com professores e educadores da Ação Comunitária Paroquial do Jardim Colonial Padre Emir Rigon e da Escola Municipal Professor Rodrigo Mello Franco de Andrade. O dia se encerrou com a missa na Comunidade Nossa Senhora da Boa Esperança e uma reunião com o Conselho Pastoral Paroquial.

No sábado, 27, o Bispo Auxiliar se encontrou com as crianças e jovens que estão na Catequese, e com seus pais. Também abençoou os voluntários da Festa de São João Batista, iniciada no sábado.

Por fim, visitou a favela do Jardim Colonial, na qual pôde ouvir os moradores, conhecer a realidade das pessoas que ali vivem e abençoar as casas. Sobre esta última visita, Dom Cícero ressaltou que foi um momento comovente, pela forma como foi acolhido e como as pessoas ficaram felizes em ver o Bispo, e exortou os fiéis a assumirem o compromisso de se fazerem presentes nas ruas desta comunidade.

“Rezem nas vielas, nas ruas, no quintal, porque precisamos mostrar que a Igreja está junto do povo”, afirmou, ressaltando que a Paróquia tem muitas riquezas. Ele estimulou a todos a cuidarem delas, pois são sinais da pobreza de Jesus.

A atividade, marcada por encontros com lideranças paroquiais e visitas aos colégios, às obras sociais da Paróquia e às Capelas se encerrou com a missa da Solenidade de Pentecostes (foto abaixo), na manhã do domingo, 28, presidida pelo Bispo Auxiliar e concelebrada pelo Padre Itamar Roque de Moura, SDS, Pároco.

A celebração contou com a participação dos membros das comunidades que compõem a Paróquia e foi ocasião para o Bispo conferir o sacramento da Confirmação a sete adultos.

Antes da bênção final, Dom Cícero falou sobre a visita pastoral, ressaltando o quanto foi proveitosa, não somente por conhecer e acompanhar as realidades da Paróquia, mas também por confirmar a fé dos fiéis.

“Nesta Eucaristia agradecemos, porque, como irmãos, fomos visitados pelo Espírito Santo e confirmados na sua fé. Que a presença do Bispo nestes dias possa deixar esperanças novas, possa nos deixar confirmados na fé, animados de que não estamos sozinhos, de que nós temos um pastor que nos guia e nos acompanha, que é Jesus Cristo”, afirmou.

Por fim, Dom Cícero desejou que o Espírito Santo possa iluminar a Paróquia, e que se torne cada vez mais uma comunidade de amor.

“Que esta Paróquia possa crescer na unidade, na comunhão, mas, sobretudo, possa crescer no amor a Jesus Cristo, aos irmãos e aos mais pobres”, concluiu.

Por Fernando Arthur
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários