Dom Odilo destaca a prática do bem e a realização do mês vocacional

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Evangelho (Mt 13,47-53) da quinta-feira, 28, foi destacado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, durante o programa “Encontro com o Pastor”, na rádio 9 de julho

Neste trecho bíblico, Jesus ensina sobre o Reino de Deus, afirmando que “é como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos, mas jogam fora os que não prestam”, e que de igual modo acontecerá “no fins dos tempos, quando os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo.” 

Dom Odilo ressaltou que, apesar de essas palavras serem duras, elas são realistas. “Jesus está querendo dizer que na vida devemos estar atentos a praticar o bem sempre, em toda a parte” afirmou, exortando os ouvintes a serem “peixe bom”, praticando o bem e realizando o que é bom, e não permanecerem na maldade. “Devemos procurar se levantar sempre de novo, se arrepender e pedir perdão, e levar a vida em frente”, exortou. “A prática do bem é recompensada, já a prática do mal é cobrada”, enfatizou. 

MÊS VOCACIONAL

O mês vocacional, que acontece em agosto, também foi destaque no programa. Dom Odilo recordou aos ouvintes a Santa Missa, que ocorrerá no domingo, 31, às 11h na Catedral Metropolitana, na qual irá conferir o Ministério de Acólito e Leitor à seminaristas da Arquidiocese. 

“Quero pedir a oração pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e continuar a apoiar os seminaristas no seminário, para que possam perseverar na sua vocação”, exortou. 

O Arcebispo falou, ainda, das mudanças que ocorrerão nos seminários da Arquidiocese: o Padre José Adeildo irá assumir a reitoria do Seminário de Teologia, no Ipiranga; e o Padre João Henrique do Prado, se tornará o reitor do Seminário Propedêutico, na Vila Nova Cachoeirinha. 

Além disso, falou aos ouvintes sobre a missão de férias dos diáconos seminaristas que estão nas dioceses de Castanhal e Marabá (PA) e Floriano (PI). O Arcebispo ressaltou que os diáconos “estão fazendo uma bela experiência missionária” e que lá estão tendo noção de como é a Igreja no interior do Brasil. 

“É importante que façam essa experiência para saber que a Igreja é a mesma, mas que há muitas diferenças no modo de trabalhar, no trabalho dos padres e também na vida da comunidade e do povo.” ressaltou. 

“Nós, que temos as comunidades por perto, devemos valorizar a igreja e a participação nas missas”, enfatizou o Arcebispo, ao recordar que no interior do país muitos fiéis caminham por quilômetros até chegar a uma igreja mais próxima de suas casas. 

CONFIRA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA – 28.07.2022

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários