Dom Odilo: “Devemos estar atentos e fiéis ao Divino Espírito Santo”

Arcebispo Metropolitano de São Paulo presidiu missa na 410ª Festa do Divino Espírito Santo, em Mogi das Cruzes (SP)

Dora Santos/Diocese de Mogi das Cruzes

Na noite da quinta-feira, 25, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu a missa na 7ª noite da novena da Festa do Divino Espírito Santo, na Catedral de Sant’Anna, em Mogi das Cruzes (SP).

A celebração contou com a presença de Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, além da presença do clero diocesano e de centenas dos fiéis. 

No início da celebração, Dom Pedro acolheu o Cardeal Scherer, ressaltando que a festa do Divino Espírito Santo é celebrada há 410 anos. “Com toda essa alegria que invade o nosso coração, sua presença muito nos honra e valoriza a nossa grandiosa e tradicional festa do Divino Espírito Santo”, afirmou. 

ACOLHER O ESPÍRITO SANTO

Dom Odilo, no início da missa, destacou a importância da Festa do Divino Espírito Santo, exortando os fiéis a estarem em atitude de acolhida e espera do Espírito Santo, como faziam os Apóstolos. 

“O Espírito vem todos os dias. Sempre que a gente pede e precisa, ele vem ao nosso encontro. Mas nessa semana, de maneira toda especial, nós nos colocamos a sua disposição para acolher os seus preciosos dons”, afirmou. 

FESTA DO DIVINO: CULTURA RELIGIOSA

Na homilia, Cardeal Scherer exortou que os festeiros e componentes do cortejo do Divino Espírito Santo “possam continuar a fazer essas manifestações bonitas de cultura religiosa, de religiosidade que se mescla com a cultura do povo, e manifestações tão preciosas e importantes para conservar e preservar os valores da fé”, afirmou. 

A ORAÇÃO SACERDOTAL

Ao abordar as leituras da Quinta-Feira da Sétima Semana da Páscoa, Dom Odilo recordou a ‘oração sacerdotal’ feita por Jesus, descrita no Evangelho. 

O Arcebispo Metropolitano afirmou que nesta oração, Jesus entrega a Deus a sua obra, e ressaltou o pedido de Jesus a conservar em nome de Deus os Apóstolos e discípulos. 

“Jesus agradece, porque o Pai chamou a estes para estarem com ele, e os discípulos acolheram a Palavra de Jesus, a Palavra da Verdade”, afirmou. 

Dom Odilo ressaltou que nesta oração, pode-se destacar três pontos, sendo o primeiro deles a unidade, pela qual Jesus reza para que seus discípulos permaneçam unidos e em comunhão. 

O Arcebispo disse também que, na oração, Jesus fala da revelação do nome e da glória de Deus, e recordou a humanidade e a divindade de Jesus, como Filho de Deus. “Em Jesus, vemos humanamente a imagem da glória divina”, afirmou, recordando que a Conferência de Aparecida, em 2007, destaca que Jesus é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem. 

Na oração sacerdotal, Cristo ainda pede que os discípulos estejam na glória do Pai, acerca deste momento da oração, Dom Odilo recordou a salvação eterna, e exortou os fiéis a estarem sempre com Jesus e cultivarem a união, o amor e a amizade com ele. 

SER FIÉIS  E UNIDOS AO ESPÍRITO SANTO 

Ao final da homilia, Dom Odilo exortou os fiéis a serem atentos e fiéis ao Divino Espírito Santo nas vidas. 

“Eles nos ajudará a manter o dom da comunhão, do amor recíproco, da caridade, do respeito, e do cultivo de tudo aquilo que é bom”, afirmou. 

Dom Odilo também destacou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e lamentou que há ainda muitas divisões entre as Igrejas. Ele recordou o alerta que Jesus e o Apóstolo São Paulo fazem acerca destas divisões. 

O Arcebispo ressaltou que as divisões fazem feridas no Corpo de Cristo, e que não é da vontade dele que há essas divisões, afirmando que não é obra do Espírito Santo. 

Dom Odilo salientou aos fiéis que se deve discernir o que o Espírito Santo está dizendo, para não incorrer em novas divisões. E exortou os fiéis a rezarem e pedirem ao Espírito Santo a conversão dos corações, para que acima de tudo o que foi motivo de divisão na história, se busque a verdade de Deus e a fidelidade ao Evangelho. “E assim superaremos a divisão com o tempo. É difícil, mas não impossível, porque para Deus nada é impossível”. 

Por fim, Dom Odilo pediu ao Espírito Santo que ajude a construir a comunhão, e que dê condições de formar um só corpo, com pede São Paulo. 

A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Ao final da celebração, houve uma apresentação da Folia do Divino Espírito Santo, quando foi entoada uma música tradicional da festa. Por fim, o Arcebispo foi presenteado com um ícone do Divino do Espírito Santo. 

A Festa do Divino Espírito Santo tem uma extensa programação, com celebrações, momentos de oração, e de manifestações culturais, que podem ser conferidas na íntegra aqui

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários