Dom Odilo reflete com o clero arquidiocesano sobre o caminho pós-sinodal

Ao lado dos bispos auxiliares, Dom Odilo fala ao clero na abertura do ano pastoral da Arquidiocese, na quinta-feira, 23 de fevereiro
Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, realizou na quinta-feira, 23 de fevereiro, o seu encontro anual com o clero arquidiocesano, que marca o início do ano pastoral.

O evento, realizado no Colégio Santo Antônio de Lisboa, no Tatuapé, reuniu os bispos auxiliares, padres e diáconos que vivem e atuam na Igreja em São Paulo, para refletirem sobre a caminhada percorrida em 2022 e sobre os principais destaques do ano que se inicia.

Nessa ocasião, também foram acolhidos os clérigos que assumiram encargos e ofícios pastorais na Arquidiocese desde março de 2022. Dom Odilo recordou, ainda, os sacerdotes e diáconos idosos e enfermos, além daqueles que morreram no último ano.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

SÍNODO ARQUIDIOCESANO

O Cardeal dedicou a maior parte do encontro para tratar com os clérigos sobre a conclusão dos trabalhos do sínodo arquidiocesano de São Paulo, cuja assembleia sinodal aconteceu ao longo de 2022. No próximo dia 25 acontecerá a celebração de encerramento.

Dom Odilo ressaltou que o caminho não se conclui com o fim dos trabalhos sinodais. “Agora, começa a etapa pós-sinodal, para assimilar, agir e traduzir em práticas aquilo que foi refletido e proposto pelo sínodo”, explicou, informando que, no dia 25 de março, será publicada sua carta pastoral, na qual serão compartilhadas as propostas elaboradas na assembleia e as diretrizes pastorais para a Igreja em São Paulo.

Nesse sentido, o Arcebispo apresentou algumas “questões transversais” para serem melhor aprofundadas, como: a vivência da comunhão eclesial; o crescimento no senso de pertencimento à Igreja e na identidade católica; a promoção da conversão e a renovação missionária; a motivação para a participação na vida e na missão da Igreja; a valorização do domingo como dia do Senhor e da comunidade; a priorização da catequese e da formação; a promoção da caridade organizada; a realização de uma comunicação evangelizadora; a reorganização da pastoral para melhor servir à vida e a missão da Igreja, entre outras questões.

Dom Odilo explicou que em breve serão constituídas comissões para estudar essas questões para que elas se traduzam em diretrizes concretas para a vida e a missão da Igreja na cidade de São Paulo.

“Entramos, assim, no processo de recepção do sínodo arquidiocesano. De pouco adiantaria se fizéssemos todo esse esforço se não houvesse o empenho para colocar em prática”, completou o Arcebispo. 

SINODALIDADE

Ao falar sobre os destaques da vida da Igreja em âmbito universal, o Cardeal Scherer ressaltou a realização da etapa continental do caminho sinodal convocado pelo Papa Francisco em 2020, que tem como tema a sinodalidade da Igreja. Essa etapa antecede a primeira parte da assembleia do Sínodo dos Bispos, que será realizada em outubro, no Vaticano, seguida de uma segunda parte, prevista para 2024.

“Este Sínodo é, na verdade, um sínodo sobre a própria a Igreja. Chama a reflexão sobre o que é e como deve ser a Igreja… Sinodalidade significa a Igreja como um povo que caminha junto, em comunhão, participação e missão”, afirmou o Cardeal.

“Este é um grande momento da vida da Igreja, que não vai mudar a sua essência, mas, sim, retomá-la”, completou o Arcebispo.

ANO SANTO

Ainda no âmbito universal, o Cardeal Scherer também destacou a preparação para o Ano Santo de 2025, que retomará as intuições dos três grandes documentos do Vaticano II: as constituições Lumen gentium, Dei verbum e Gaudium et spes.  

Embora mais distante, a Igreja já tem no seu horizonte a celebração do Ano Santo do bimilenário da Redenção, em 2033, que, como enfatizou Dom Odilo, “será oportunidade para a retomada à evangelização sobre a redenção e a centralidade da vida de Cristo para a Igreja e para a humanidade”.  

Além desses eventos, o Arcebispo destacou a realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, Portugal, em agosto, considerando-a uma grande oportunidade para a evangelização dos jovens. Para isso, recomendou aos padres que motivem a juventude a participar do evento, seja presencialmente, seja a distância, por meio de iniciativas que valorizem a ocasião.

AMÉRICA LATINA E BRASIL

Na América Latina, além da repercussão das reflexões da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, a Igreja no continente prepara para a celebração dos 500 anos da aparição da Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.

Para a Igreja no Brasil, Dom Odilo recordou que, em abril, acontece a 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), que este ano elegerá a nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e aprovará as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio.

Por fim, o Cardeal Scherer agradeceu a todos os padres e diáconos pelo trabalho realizado nas paróquias e comunidades da Arquidiocese, motivando-os a seguirem firmes na missão de serem testemunhas de Deus e da Igreja na metrópole, animando e apascentando o povo de Deus.  

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários