Dom Odilo: “São José está no coração do nosso povo católico”

Luciney Martins/ O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu na noite do sábado, 19, a missa da Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria, na Paróquia dedicada ao Santo no bairro do Belém, zona Leste. 

Foi a última das dez missas realizadas naquele dia. Além das celebrações, durante todo o sábado voluntários ajudaram na festa de rua, com barracas de comidas e bebidas, além de artigos religiosos. Houve, ainda, atendimento aos fiéis. A programação começou às 6h e se encerrou às 22h. Cerca de 8 mil devotos passaram pela Paróquia São José.

“Dois anos sem celebrações, imagino que o coração de todos e todas se unem num grande louvor para venerar São José”, ressaltou o Padre Marcelo Maróstica, Pároco, no início da celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano.  

“Fico feliz de saber que tantas pessoas, hoje, puderam vir para celebrar a festa de São José, participando da missa na igreja. O povo estava com saudade de voltar à igreja”, disse Dom Odilo. 

JUSTO, BOM E ESCOLHIDO POR DEUS

Dom Odilo referiu-se a São José como marido, como pai e cuidador da família, homem de Deus, cuidador da Igreja e querido de todos. Na homilia, afirmou que a devoção a São José, ao lado da devoção a Nossa Senhora, é a maior na Igreja. “São José está no coração do nosso povo católico”, enfatizou.

O Purpurado mencionou São José como “escolhido por Deus” para uma grande missão: ser o esposo e o cuidador da Mãe do Filho de Deus. Também lembrou que, assim como Maria, São José recebeu o anúncio do anjo de que deveria cuidar da mãe de Jesus, recebê-la como esposa e cuidar do menino.

“José era justo! Um homem bom, honesto, que não prejudicava ninguém, que procurava aquilo que é certo”, afirmou o Cardeal Scherer, ao se referir ao versículo 19, do capítulo 1 do Evangelho de Mateus, proclamado nessa solenidade. Disse, ainda, que o Santo é um homem de fé profunda. 

PADROEIRO DAS FAMÍLIAS 

“A Igreja colocou São José como padroeiro das famílias e, também, da grande família, da família Igreja”, ressaltou o Cardeal. Ele afirmou ainda que São José foi provedor da primeira comunidade da Igreja, se referindo à Sagrada Família. “Pais, coloquem sua família e a sua missão sob o olhar de São José”, exortou. 

PEDIDO DE PAZ

Dom Odilo disse aos fiéis que é preciso pedir a intercessão de São José pela paz no mundo e entre os povos. Ao fazer referência especial à guerra na Ucrânia, o Arcebispo pediu orações para que aqueles que têm a responsabilidade de parar a guerra possam colocar a mão na consciência e parar com a guerra. 

NOVENA E FESTA

Ao final da celebração, Padre Marcelo agradeceu às pastorais e movimentos da Paróquia, que colaboraram para que a festa pudesse acontecer. Também recordou a realização da novena preparatória, na qual se falou sobre uma Igreja sinodal e acolhedora. 

A novena também foi um momento de preparação para o Jubileu dos 125 anos da Paróquia, a ser celebrado em 14 de agosto, e refletiu sobre os passos da comunidade paroquial ao longo destes  anos, em meio aos novos desafios e à ação evangelizadora no bairro. 

A festa social acontecerá no sábado, 26, das 17h30 às 21h30, e no domingo, 27, das  11h30 às 14h e das 17h30 às 21h30. 

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Zelia ferreira
Zelia ferreira
2 anos atrás

Com muita saudades depois de 2 anos de pandemia pudemos celebrar e comemorar presencialmente que são José abençoe toda a nossa comunidade e o mundo todo