Em Guarulhos (SP), circula o trailer do ‘Banho da Esperança’

Projeto oferece – além dos serviços de higiene –, atendimento médico e odontológico, corte de cabelo, doação de roupas e alimentação a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Banho da Esperança

A ONG Banho da Esperança foi fundada em março de 2020, no início da atual pandemia, com o intuito de oferecer dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é arrecadar fundos e reunir parcerias para produzir trailers nos quais as pessoas podem tomar banho e doá-los a entidades que atuam em favor das pessoas em situação de rua.

TRAILER

O trailer é itinerante para oferecer banho e higiene às pessoas que vivem nas ruas. É adaptado, graças às doações de empresas: possui dois chuveiros, bomba-d’água, torneiras, aquecedor e bomba hidráulica, gerador, caixa-d’água, armários e um toldo sob o qual as pessoas podem se abrigar do sol ou da chuva enquanto aguardam a sua vez de tomar banho.

“O trailer serve como local móvel para a ação com as pessoas. Após a conclusão de sua adaptação, o veículo é doado a entidades filantrópicas em prol da higiene e resgate da dignidade daqueles que não têm um local para morar”, disse Patricia Strebinger, 52, terapeuta e voluntária, destacando que o projeto dos novos trailers terá, ainda, um “espaço pet, onde o ‘cãopanheiro’ do vulnerável também terá seu momento de banho e dignidade”.

Patricia recordou que a iniciativa surgiu após o diálogo com um homem em situação de rua: “Ele me disse: ‘Por meio do banho, tive a esperança de voltar a ser quem já fui um dia. O banho resgatou minha esperança’. Essa frase impactante motivou o nome da ONG Banho da Esperança, que, de fato, busca dignificar e resgatar a essência das pessoas no momento que vivem: abandonadas e sedentas de um cuidado humano”, afirmou.

A meta é produzir e doar um trailer por ano. “Nossas ações são voluntárias e contamos com doações. O trailer só é possível graças às empresas, pessoas físicas e parceiros que acreditam e contribuem com o nosso projeto”, afirmou Patricia.

Até o momento, a ONG produziu e doou dois trailers: em 2020, para a Pastoral do Povo da Rua de Guarulhos (SP); e, em 2021, para a ONG Grupo de Atitude Social (GAS), que atua na capital paulista.

IMPACTO SOCIAL

Padre Paulo Leandro da Silva é Assessor da Pastoral do Povo da Rua da Diocese de Guarulhos e Pároco na Paróquia Santa Rita, a primeira a receber o trailer da ONG Banho da Esperança.

Banho da Esperança

“Quando conheci a ação da ONG, fiquei feliz e me inscrevi para receber o trailer que traz esperança, renova o dinamismo e atuação da Pastoral do Povo da Rua, que tem como missão levar amor, carinho, dignidade e esperança para os que têm a rua como sua casa”, disse o Padre.

Há dez anos, ele encabeça um projeto assistencial e comunitário com pessoas em situação de rua, pelo qual busca, com o apoio de voluntários e doações, resgatar a dignidade das pessoas atendidas.

“O banho, uma roupa limpa, uma refeição, o corte de cabelo, a barba feita dignificam o ser humano. Na entrada do trailer, há um espelho em que a pessoa, ao entrar, se olha e, ao sair do banho, se olha novamente, agora limpa. Esse gesto é emocionante”, disse o Sacerdote.

O Padre promove a ação com o trailer uma vez por mês, mas a meta é atuar semanalmente. Em média são entre 115 e 120 banhos realizados por dia. Além dos serviços de higiene, as ações no trailer envolvem o atendimento médico e odontológico, cabeleireiro, doação de roupas e alimentação.

O trailer está acoplado a um veículo da Pastoral e fica no pátio da Paróquia Santa Rita, no Jardim Cumbica, em Guarulhos, onde acontecem os banhos.

O Sacerdote afirma ser grato por ter sido o primeiro beneficiado com o trailer. “É a realização de um sonho. Poder proporcionar aos nossos amigos de rua essa oportunidade é, sem dúvida, a melhor notícia que tivemos em meio a tempos tão difíceis. Esse é um gesto que impacta socialmente muitas vidas”, contou.

COMPROMISSO SOCIAL

Christian Braga é o fundador do Grupo de Atitude Social (GAS), segunda entidade beneficiada com o trailer.

“O GAS foi fundado em 2016 para mitigar os danos causados pelo frio, pela fome, e foi se ampliando para minimizar as injustiças sociais que reverberam na nossa cidade, de modo especial aos moradores de rua. Com a chegada da pandemia, expandimos o trabalho às comunidades de extremo risco”, disse, convocando o compromisso das entidades e dos organismos públicos na garantia dos direitos à moradia, à alimentação, à segurança e à assistência social para todos os cidadãos.

Banho da Esperança

“O trailer vem para somar nossas atividades de assistência social. Mais que um banho, ele proporciona a valorização humana e dignifica a pessoa para encontrar novas oportunidades na sociedade”, afirmou o fundador.

Leila Ferraz, 38, jornalista e voluntária da ONG GAS, destacou que o grupo beneficia mais de 1,5 mil famílias por mês, com cestas básicas, cobertores e itens de higiene. E, ainda, encaminha para a internação aqueles que desejam se livrar do vício das drogas.

“Antes da pandemia, contávamos com a colaboração de mais de 400 voluntários e apoiadores. Atualmente, por medidas de segurança, estamos na rua com 40 voluntários e rodamos mais de 400km por noite para atender a quem espera e precisa da nossa ajuda”, enfatizou Leila. “Precisamos da sua ajuda, seja nas ruas, seja doando ou divulgando nosso trabalho”, pediu.

TESTEMUNHOS

“Estava imerso no álcool e nas drogas. Quando fui acolhido pela ONG Banho da Esperança e, por meio da ação social do Padre Paulão, resgatei minha autoestima. Aqui, fui colhido, tomei banho, troquei de roupa. Parei com a bebida, deixei as drogas e a cada dia estou resgatando minha vida de volta”, disse Carlos, atendido no trailer.

“A ONG Banho da Esperança é um instrumento de Deus em nossas vidas. Todos os dias agradeço a Ele pela atuação desse projeto que beneficia as pessoas que estão assim como eu, na rua. Sou grato por tudo o que aqui recebo”, disse Poeta, como é conhecido.

CONHEÇA E COLABORE!

@Pastoral do Povo da Rua – GRU

www.banhodaesperanca.com.br

https://www.institutogas.org.br

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários