‘Em tudo, mantenhamos firmes a meta da nossa vida: o encontro com Deus’

Em seu programa diário de rádio, Dom Odilo falou sobre o curso do clero arquidiocesano, que acontece no Mosteiro de Itaici

dom odilo santuario

A memória litúrgica de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem Dominicana, foi destacada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer no início do programa “Encontro com o Pastor”, na rádio 9 de Julho, na segunda-feira, 8. 

O Arcebispo Metropolitano recordou que a congregação dominicana está presente também em São Paulo, e que surgiu na Idade Média. “Foram grandes pregadores, teólogos e ajudaram a Igreja a refletir sobre a própria fé”, afirmou. 

CURSO ANUAL DO CLERO

O curso anual do clero arquidiocesano, que acontece entre os dias 8 e 11, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), também foi lembrado por Dom Odilo. Serão refletidos temas atuais da Igreja e, de modo especial, a temática da sinodalidade.

“Uma Igreja sinodal, em que todos caminham juntos, que não seja dividida e que viva em comunhão, e que participe e seja interessada e ativa, e não uma Igreja parada, fria, indiferente. Uma Igreja missionária”, destacou, fazendo um paralelo com o sínodo arquidiocesano, que tem temas semelhantes. “O sínodo arquidiocesano é proposto para nós como um caminho de comunhão, participação e conversão missionária para nossa Igreja em São Paulo”, afirmou. 

O Arcebispo afirmou que o curso conta com o auxílio de teólogos que provocarão no clero a reflexão de como a Igreja em São Paulo “poderá assumir mais e melhor esta atitude sinodal, de caminhar unida e fazer aquilo que é preciso para edificar uma Igreja mais viva e mais participativa e dinâmica, voltada para o foco da missão”. 

PALAVRA DE DEUS

Dom Odilo também exortou os ouvintes a acompanhar a Palavra de Deus com muita alegria, e recordou as leituras do 19º Domingo do Tempo Comum. “Elas nos diziam como viver bem a nossa fé”, afirmou, destacando que a fé é um grande dom que Deus dá à humanidade. Além disso, o Arcebispo ressaltou que Deus, por meio da Palavra, “nos pede que sejamos prudentes, vigilantes em todo o nosso agir como pessoas humanas e que, em tudo, estejamos realizando o que é bom, e que não nos percamos, não nos desorientemos naquilo que fazemos, mas em tudo, mantenhamos firmes a meta da nossa vida que é o encontro com Deus.” 

Por fim, o Cardeal exortou os ouvintes a viverem na mística das leituras da semana, “olhando para Deus que é nosso Pai e nos conduz com bondade”. 

OUÇA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários