Escultura que convida o mundo a cuidar dos sem-teto é abençoada pelo Papa

A bênção de Francisco, antes da Audiência Geral desta quarta-feira (9), faz parte das iniciativas em vista do VI Dia Mundial dos Pobres do próximo domingo (13) quando o Pontífice vai celebrar uma missa na Basílica Vaticana. Que Maria nos "ajude especialmente a compartilhar nossa vida com os pobres", disse o Papa ao se dirigir aos peregrinos de língua espanhola na Praça São Pedro.

Escultura que convida o mundo a cuidar dos sem-teto é abençoada pelo Papa, Jornal O São Paulo
Vatican Media

Antes mesmo de começar a Audiência Geral desta quarta-feira (9), o Papa Francisco abençoou a escultura "Sheltering" ("Abrigo", na tradução livre) que convida o mundo a cuidar dos moradores em situação de rua. Na oportunidade, estava inclusive o autor da obra, o artista figurativo Timothy Schmalz do Canadá, que já tem uma história consolidada na produção de estátuas religiosas em diferentes países, como a própria “Anjos sem o saberem” ("Angels Unawares"), sobre migrantes e refugiados, instalada na Praça de São Pedro em 2019, que também recebeu a bênção do Pontífice, e outras obras que repousam em igrejas históricas em Roma e no Vaticano. 

A escultura "Abrigo" e a Família Vicentina

A escultura, em tamanho real, é feita de bronze e mostra a figura de uma pessoa em situação de rua a ser coberta por uma manta, puxada por uma pomba em voo. A obra procura promover a "Campanha 13 Casas", da Família Vicentina, que procura ajudar material e espiritualmente as pessoas que sofrem com falta de moradia no mundo todo, tanto que já construiu mais de 2 mil casas e auxiliou cerca de 8.600 pessoas em 60 nações. O movimento católico global, com mais de 2 milhões de membros, é formado por diferentes congregações religiosas, associações laicas e caritativas inspirado pela vida e obra de São Vicente de Paulo, que "juntou todos os que pôde, ricos e pobres, humildes e poderosos, utilizou todos os meios para os inspirar com o sentido do pobre - a imagem privilegiada de Cristo - e exortou-os a ajudar".

Escultura que convida o mundo a cuidar dos sem-teto é abençoada pelo Papa, Jornal O São Paulo

A Família Vicentina se uniu para formar a Aliança FamVin com as pessoas sem-teto (FHA) que tem o objetivo de acabar com as pessoas em situação de rua, mudando a vida de 1,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo, sejam elas refugiados, deslocados de casa, que vivem na rua ou moram em favelas em habitações inadequadas. Mark McGreevy, coordenador da FHA, comentou o descerramento da escultura: "a estátua faz uma declaração crucial sobre a falta de habitação: obriga-nos a estar conscientes das pessoas sem-teto que nos rodeiam. Antes de podermos resolver o problema da falta de moradia, temos de compreendê-lo, parar e ouvir as histórias dos sem-teto, envolvê-los nas soluções que proporcionem uma mudança a longo prazo... Ninguém deve ficar sem um lar". McGreevy lidera a FHA que, através da "Campanha 13 Casas", tem um plano ambicioso de alojar 10 mil pessoas em todo o mundo até o final de 2023 em mais de 160 países onde a Família Vicentina já trabalha.

Além disso, Tomaž Mavrič, superior geral da Congregação da Missão de S. Vicente de Paulo e da Companhia das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, explicou que "a inspiração de Jesus e de São Vicente de Paulo leva-nos a sonhar em grande, mas com profunda humildade. O sonho é que em algum momento da história toda a humanidade possa ter uma habitação digna, um lugar digno para chamar casa".

Escultura que convida o mundo a cuidar dos sem-teto é abençoada pelo Papa, Jornal O São Paulo

VI Dia Mundial dos Pobres

A bênção da escultura feita pelo Papa Francisco na Praça São Pedro antecede, assim, o VI Dia Mundial dos Pobres que será celebrado no domingo (13) a partir das 10h na Itália, 6h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo do Vatican News em português. A celebração eucarística vai contar com a participação, como acontece tradicionalmente nessa data, de pessoas pobres. Ao final de cerimônia, na Sala Paulo VI, 1300 deles vão ganhar almoço que será oferecido pela Sociedade de Navegação Amigo. Mais uma oportunidade para compartilhar a vida com os pobres, como disse o Papa Francisco na Audiência Geral, ao saudar os peregrinos de língua espanhola:

Escultura que convida o mundo a cuidar dos sem-teto é abençoada pelo Papa, Jornal O São Paulo

“Eu os encorajo a continuar no caminho da fraternidade e da paz, abertos ao diálogo e ao encontro com os outros. Que Maria nos acompanhe nesse percurso e nos ajude especialmente a compartilhar nossa vida com os pobres, cujo Dia Mundial celebraremos no próximo domingo. Que Jesus o abençoe e que a Virgem Santa os proteja.”

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário