Especial Corpus Christi: presença real de Cristo na Eucaristia

Na quinta-feira, 16, acontece a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi, pela qual os católicos reafirmam a fé no sacramento da Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã, e testemunham publicamente sua convicção da presença real de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho consagrados na Santa Missa.

Saiba mais sobre as origens e o significado dessa celebração e do valor da Eucaristia para o cristão, acessando as reportagens abaixo.

Corpus Christi: ‘Eis o mistério da fé’

Instituída por Jesus Cristo na Última Ceia, a Eucaristia perpetua o sacrifício da cruz na Igreja ao longo dos séculos. Quando este sacramento é celebrado, o acontecimento central de salvação se faz realmente presente e “realiza-se também a obra da nossa redenção”, como expressou São João Paulo II, na encíclica Ecclesia de Eucharistia (2003).

CLIQUE E LEIA NA ÍNTEGRA

Eucaristia: Encontro pessoal e insubstituível com Deus

Sacramento que “alimenta o discípulo com o Corpo e o Sangue de Cristo em vista de sua transformação nele” (Catecismo da Igreja Católica, 1275), a Eucaristia é ponto central da vivência da fé cristã.

LEIA A REPORTAGEM

Tão sublime sacramento

Dom Odilo: “Antes de tudo, a Eucaristia é para nós o sinal do próprio Jesus Cristo, Filho de Deus, no meio da humanidade. Não apenas de sua presença, mas de sua Pessoa. Na Última Ceia, quando instituiu o rito eucarístico, com pão e vinho, palavras e gestos, Jesus recomendou que esse rito fosse celebrado para sempre – ‘Em memória de mim’ (cf. Lc 22,19)”.

LEIA O ARTIGO PUBLICADO EM 2021

Como se preparar para a missa e colher frutos da comunhão?

Em casa, ou na Igreja, pode-se fazer um bom exame de consciência e silenciar a alma, assim como após receber o Corpo e o Sangue de Cristo, entregando-se por completo a Jesus.

ACESSE A ÍNTEGRA DA NOTÍCIA

Eles amaram a Eucaristia

Ao longo da história, muitos testemunharam o amor à Eucaristia e inspiraram gerações, como foi o caso de São Tarcísio, Santa Teresinha do Menino Jesus, Cardeal Van Thuan e o Beato Carlo Acutis.

CONHEÇA MAIS SOBRE ESTES SANTOS

Pela internet, Carlo Acutis deu evidência a muitos milagres eucarísticos

O jovem Carlo Acutis (1991-2006), beatificado em 2020, é conhecido como o Padroeiro da Internet. Ele dedicou sua curta vida à produção de sites com conteúdo católico para levar a fé ao maior número de pessoas. Um dos sites criados por Carlo descreve, em detalhes, diversos milagres eucarísticos.

CLIQUE E ACESSE A NOTÍCIA COMPLETA

São Pedro Julião Eymard: A Eucaristia como centro e motor da vida

“Estou falando com Jesus.” Foi com essa resposta nos lábios, diante do sacrário, que o pequeno Pedro, um garoto de 5 anos, se justificou ao ser encontrado sozinho na igreja, depois de ter desaparecido de casa e deixado toda a família preocupada. Seus familiares mal podiam imaginar que aquela criança, que vivia na região interiorana da França no início do século XIX, levada desde pequena pela mãe à igreja para receber diariamente a bênção do Santíssimo, se tornaria um santo conhecido, que marcaria toda a Igreja com o verdadeiro culto a Jesus Eucarístico: São Pedro Julião Eymard.

LEIA A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA

Deixe um comentário