‘Falta de democracia resulta em violaçãodos direitos humanos’, dizem bispos mexicanos

Conferência Episcopal Mexicana
Arquivo/Vatican Media

No domingo, 21, os bispos do México convidaram todos os mexicanos a se unirem em oração pelo fortalecimento da democracia, sem a qual um país pode cair na “violação dos direitos humanos” e na “corrupção”.

Em um vídeo do YouTube divulgado na quinta-feira, 18, a Conferência Episcopal Mexicana observou que “a democracia e a participação cidadã são de vital importância para o funcionamento de uma sociedade justa, equitativa e sustentável”.

A Conferência alertou que “a falta de democracia em um país resulta em violação dos direitos humanos, corrupção, concentração de poder, falta de representação, estagnação e instabilidade”.

Recentemente, o governo do México, dirigido pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, tentou realizar uma série de reformas no Instituto Nacional Eleitoral (INE), instituição autônoma encarregada de conduzir as eleições no país.

As tentativas de reforma do INE têm sido duramente criticadas pela oposição, que diz que reduziria a independência do corpo eleitoral e o colocaria nas mãos do governo em exercício.

Os bispos também criticaram os projetos de López Obrador no passado, descrevendo-os como “afrontas à vida democrática”.

Em sua mensagem em vídeo, os prelados mexicanos enfatizam que a democracia e a participação cidadã “promovem a proteção de direitos, a responsabilidade, a estabilidade política e o desenvolvimento econômico e social”.

“Ao participar ativamente da tomada de decisões, os cidadãos podem contribuir para a construção de um México melhor para todos”, enfatizaram.

Ao final de sua mensagem, os bispos pedem a “Deus nosso Pai e nossa Mãe Santíssima, a Virgem de Guadalupe, Rainha da Paz, que nos ilumine e encoraje a continuar construindo no México a paz que tanto desejamos”. 

Fonte: ACI Prensa

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários