Governo da Argentina investiga alto número de grávidas russas que chegam ao país

Pexels

“Ajudamos as pessoas a se mudarem para a Argentina e obterem residência permanente e passaporte, o que permite a entrada sem visto em 170 países ao redor do mundo”, anunciou o site RuArgentina.com, que oferece um pacote que inclui hospedagem em Buenos Aires, assistência médica, ajuda com tradutor e gestão de documentos, entre outros serviços para grávidas.

Atualmente, os principais destinatários são mulheres russas grávidas que estão sendo ‘encorajadas’ a fugir da guerra que já dura mais de um ano entre a Rússia e a Ucrânia.

O governo da Argentina afirmou em 21 de fevereiro que nenhum cidadão russo que tenha ido ao país no ano passado obteve passaporte argentino, em meio à investigação realizada pela Justiça sobre as milhares de grávidas russas que viajam para o país com o objetivo de dar à luz e presumivelmente obter esse documento.

A Justiça argentina investiga se foi montada uma rede para antecipar o nascimento de filhos de mães russas no país para que adultos tenham acesso ao passaporte argentino em tempo recorde. A criança nascida na Argentina tem direito a passaporte, mas os pais devem iniciar um processo legal que “leva anos”, lembrou o ministro das Relações Exteriores argentino, Santiago Cafiero.

Desde o início da guerra na Ucrânia, 10,5 mil russos viajaram para a Argentina, sendo que 5.819 eram mulheres grávidas. O país não exige visto para turismo e as vítimas são seduzidas com a promessa de que, assim que derem à luz na Argentina, elas e seus maridos, como pais, poderão obter a cidadania em pouco tempo.

O passaporte argentino dá acesso a mais de 170 países sem visto e permite obter um visto de 10 anos nos Estados Unidos, em um contexto em que a Rússia enfrenta sanções pela invasão à Ucrânia. 

Os investigadores identificaram a primeira linha da “organização criminosa” que “lucrou com famílias russas de alto poder aquisitivo, que para entrar no país pagaram de 20 mil a 35 mil dólares” e designaram um hospital para o nascimento de seus filhos, segundo fontes policiais.

Fonte: Agência Fides e Gazeta do Povo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários