Há 15 anos, acontecia a abertura da 5° Conferência do Episcopado latino-americano e caribenho

Missa celebrada pelo Papa Bento XVI na esplanada do Santuário Nacional de Aparecida reuniu mais de 150 mil pessoas

Acervo/Agência Brasil

Em 13 de maio de 2007, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Bento XVI abria a 5º Conferência do Episcopadolatino-americano e caribenho.

Na missa de abertura, Bento XVI atribuiu à “fé no Deus de amor” o motivo pelo qual chamou a América de “Continente da Esperança” durante a homilia. O Pontífice ressaltou que não é uma ideologia política nem um movimento social, tampouco um sistema econômico, mas é a fé que “fundamenta esta esperança que produziu frutos tão magníficos desde a primeira evangelização até os dias de hoje”. 

Dom Raymundo Damasceno, então Arcebispo de Aparecida, saudou o Pontífice e lembrou que o primeiro santo brasileiro – Santo Antônio de Sant’Anna Galvão – que fora canonizado dois dias antes – é um religioso de Guaratinguetá (SP). Também agradeceu a realização da 5º Conferência no Santuário e chamou a atenção para o fato da abertura da reunião do episcopado latino-americano e caribenho ter sido realizada no dia em que se celebravam os 90 anos das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal. 

A celebração foi marcada por momentos significativos, como a oração dos fiéis, feita em vários idiomas, inclusive o indígena; e a procissão das ofertas, realizada por representantes dos diversos países do continente latino-americanos, que entregaram ao Papa presentes típicos de suas nações.  

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Bento XVI ressaltou que a mensagem de que “Deus é amor” é o “essencial na mensagem cristã”. O Sumo Pontífice afirmou ainda que “a Igreja não faz proselitismo. Ela cresce muito mais por ‘atração’, como Cristo, que ‘atrai todos a si’ com a força do seu amor, que culminou no sacrifício da cruz”.

MEMÓRIA DOS 15 ANOS 

Desde a quinta-feira, 12, em Aparecida (SP), uma série de atividades tem sido realizada para recordar os 15 anos da V Conferência dos Bispos latino-americanos e caribenhos. Já houve a inauguração do Espaço Memória da Conferência de Aparecida e a reza do Terço na Basílica.

Nesta sexta-feira, 13, uma missa em ação de graças pelos 15 anos do encontro será realizada na basílica, às 9h. O Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo, será um dos concelebrantes. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários