Mariana e Carlos: com 8 filhos e gêmeos a caminho: ‘vivenciamos no cotidiano o amor de Deus por nós’

Casal que está em evidência nas redes sociais conta a rotina da família e a importância de uma vida de fé para a boa formação dos filhos

Mariana e Carlos Arasaki, em foto com os 8 filhos e os gêmeos que devem nascer em março (crédito das fotos: Emi Takahashi) 

Casados há 10 anos, Mariana e Carlos Arasaki, ambos com 36 anos, são pais de oito filhos e estão à espera de gêmeos. O casal está em evidência nas redes sociais após a criação do perfil (@coracaodemami) no Instagram, onde compartilha a rotina, curiosidades sobre os filhos e a experiência da maternidade e da paternidade.

Mariana e Carlos são pais da Maria Philomena, 9, Martin, 8, Maria Clara, 7, Maria Sophia, 6, Bernardo, 4, Margarida Maria, 3, Maria Madalena, 2, Stella Maria, 10 meses, e estão à espera de João Pio e Josemaría, previstos para nascer em março.

“Eu acredito que cada família tem uma missão, que não existe um número ideal de filhos. Cada família tem um chamado, para alguns será um, outros dois ou até três, e para outros o chamado é a adoção. Todos são únicos e maravilhosos”, afirmou Mariana, ressaltando que, no momento, sua missão é ser mãe de 10 filhos, com amor e dedicação.

EM FAMÍLIA

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Mariana e Carlos contaram que se conheceram em 2010, no Domingo de Páscoa, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, onde são paroquianos e membros do Apostolado da Oração. O casal afirmou que desde que se conheceram, desejaram constituir uma família.

“Meu marido e eu sempre sonhamos em ter uma família grande. Não sabíamos quantos filhos teríamos, mas sempre brinquei com ele que, no mínimo, seriam quatro para começar!”, recordou Mariana.

Carlos lembrou que é filho único e que a experiência de ser pai de dez “é uma dádiva! Vivenciamos no cotidiano o amor de Deus por nós, um amor que não se mede, não se divide, soma-se”, contou.

Questionados sobre a possibilidade de terem mais filhos, a resposta foi unânime: “Se Deus mandar, claro que sim!”

ROTINA

Adaptados à rotina com os oito filhos e à espera de mais dois, os pais ressaltam que é um desafio, mas, sobretudo, uma bênção.

“Dá muito trabalho! Precisa de dedicação, muitas vezes, também me sinto cansada, esgotada e penso que não vou dar conta, mas ao ver cada sorriso, cada abraço, cada ‘mamãe eu te amo’, me renova e me dá energia, e, a presença de cada filho é contagiante!”, destacou Mariana.

Sobre o dia a dia, os pais enfatizam que o ideal não é lotar a agenda da criança – e sim, orientar e educar para que se sintam protegidas em todos os momentos –, ter horário a serem seguidos com disciplina e diálogo, para que cresçam confiantes e responsáveis.

“Ter atividades que permitam que gastem energia (esportes), sejam crianças (brincadeiras), aprendam (escola) e adquiram conhecimento e virtudes (paciência, fortaleza, perseverança), de maneira tranquila, é imprescindível”, afirmam, enfatizando a importância de terem horários para as refeições, para brincar, ir à escola, fazer os deveres, as atividades extra-curriculares, estar em família etc.

“Aqui em casa, por exemplo, o horário de dormir é sagrado. Além de fazer bem para as crianças, proporciona momentos de diálogo e intimidade  para o casal”, garantem.

PAPEL DE PAIS

Perguntas como: ‘como você dá conta?’;‘como manter a paciência com 8 crianças em casa?’, são frequentes, garante Mariana, mas ela afirma, que não existe fórmula mágica .

“Somos factíveis a erros e acertos. Existe a nossa vontade consciente e a escolha deliberada de sermos melhores a cada dia. Todos os dias, eu procuro ser a melhor versão junto deles e ser presente como mãe, como educadora e como amiga dos meus filhos”, pontuou a mãe.

“Quando percebo que estou cansada e irritada, assim, também, vão estar os meus filhos. Já passei por isso diversas vezes, quando paro e analiso a situação, vejo que, naquele momento, em que perdi a calma eu estava vulnerável a esses sentimentos”, contou, orientando os pais a “respirar fundo, procurar sair mentalmente do lugar por um milésimo de segundo, para ter a perspectiva justa do que fazer. Para quem tem fé, clamar a Deus, numa brevíssima oração, é recomendável”, orientou.

Sobre o quesito finanças, outro questionamento frequente feito ao casal, Mariana afirmou que no começo passou por algumas dificuldades, mas conseguiu encontrar o equilíbrio e até economizar.

“Quando os filhos são muitos, você consegue negociar preço e pedir desconto em alguns lugares. Eu economizo em roupas, pois sou muito cuidadosa, consigo que durem e sejam herdadas de um filho para o outro”, afirmou.

Mariana ressaltou, também, a importância de dividir com o esposo as atividades e as responsabilidades das situações cotidianas.

“Somos pais e, juntos, somos capazes de encontrar os caminhos para as situações que surgem na individualidade de cada um e na relação com todos”, reforçou, lembrando que conta, ainda, com a ajuda da família nas atividades diárias e de duas babás.

VIDA DE ORAÇÃO

A vida de oração é uma prática que o casal herdou da família e cultiva, no cotidiano, com os próprios filhos.

“A oração antes de cada refeição, antes de dormir, fazem parte da rotina dos nossos filhos”, garantiu Carlos, salientando que, juntos rezam o Terço, no carro à caminho da escola “é uma prática diária, que, revigora a fé e fortalece os vínculos”, falou.

NOVA GESTAÇÃO

Já com os oito filhos, um sangramento levou Mariana ao consultório da médica e veio a novidade: a gestação de gêmeos.

“O sangramento me deixou muito apreensiva. Fui ao consultório da minha médica – já esperando pelo pior – e ela anunciou que estava tudo bem e que não era um bebê, mas, sim, dois! Foi realmente emocionante”, contou a mãe.

Os gêmeos, João Pio e Josemaría, levam nomes inspirados nos santos. “Somos devotos e a fé é a base da nossa família, os nomes são uma forma de externar a fé”, completou Carlos.

NAS REDES SOCIAIS

A pedido de familiares e amigos, o casal criou no Instagram o perfil @coracaodemami, onde compartilha a rotina e curiosidades sobre os filhos.

“É uma forma de comunicar e incentivar os casais nessa jornada, mostrando um pouco da nossa vida em família”, disse Mariana, que, mesmo com a agenda cheia, compartilha dicas para levar a maternidade com leveza, mesmo com a casa cheia de filhos; dicas de organização, alimentação, jogos caseiros, em família.

“Revelamos, um pouco, como é o nosso dia a dia com responsabilidade, uma pitada de ‘bagunça’ e muito amor”, finalizou o casal.

SIGA NO INSTAGRAM:

@coracaodemami

Comentários

  1. Deus ajude Mariana e Carlos no cumprimento da nobre missão e proteja toda a família! Deo gratias. João Guilherme

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter