Membros da antiga presidência do Celam fazem balanço das ações realizadas

Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo, atuou como 1o Vice-presidente entre 2019 e 2023

Gratidão a Deus pelo tempo e a oportunidade de fortalecer os laços de amizade foi o sentimento comum dos bispos que estiveram à frente da Presidência do Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam), no quadriênio 2019-2023.

Foi o que eles manifestaram na coletiva de imprensa da quarta-feira, 17, durante a 39a Assembleia Geral Ordinária do Celam, realizada em Porto Rico.

Os bispos lembraram que os membros da Presidência eleitos na assembleia de 2019 representaram as quatro regiões pastorais do continente latino-americano, mostrando toda a riqueza da Igreja na América.

GRATIDÃO A DEUS

Dom Miguel Cabrejos, Presidente do Celam e Arcebispo de Trujillo, no Peru, agradeceu a cada um dos bispos que compuseram a presidência, pelos trabalhos feitos com constância e grande empenho.

Recordou, também, que o Celam é um organismo de comunhão e reflexão, a serviço das conferências episcopais e que neste quadriênio fixou bases sólidas para conseguir uma proteção pastoral para toda a América Latina e Caribe, razão pela qual só se pode agradecer a Deus.

‘DESCOBRIMO-NOS IRMÃOS’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, que atuou como 1o Vice-Presidente do Celam neste quadriênio, assegurou que o período foi de uma rica experiência para compartilhar as riquezas da Igreja na América Latina e Caribe.

“Gostei muito de trabalhar com os irmãos bispos na Presidência”, disse o Arcebispo de São Paulo, destacando a intensidade das reuniões, assembleias e viagens, com os bispos sempre orientados no serviço da Igreja na América Latina e no Caribe.

Referindo-se ao processo de renovação e reestruturação do Celam, pedido na 38a Assembleia Geral, em 2019, o Prelado recordou o esforço feito para aprimorar as ações do conselho episcopal no último quadriênio. “Agora, temos um Celam renovado”, assegurou, recordando os trabalhos como a reforma dos estatutos e da construção da nova sede, entre outras mudanças.

Dom Odilo também compartilhou suas impressões sobre a vivacidade da Igreja no continente, mesmo perante as dificuldades encontradas para manter sua riqueza cultural.

“Descobrimo-nos irmão, porque todos somos membros de uma única família de Deus e temos o desafio de caminhar juntos, como nos pede o Papa Francisco, caminhar em sinodalidade”, completou.

TRABALHO CONJUNTO, AUSTERIDADE E CARISMAS

Já o Cardeal Leopoldo José Brenes, 2o Vice-presidente e Arcebispo de Manágua, na Nicarágua, recordou que perante os desafios dos compromissos assumidos na Presidência do Celam, tudo foi feito tendo como horizonte as palavras de Jesus, ‘quando diz que ‘antes de criar uma equipe de trabalho, é preciso criar uma equipe de amigos’, e agradeço por haver compartilhado com os bispos, que se converteram em amigos, porque entre nós se forjou uma grande amizade, ‘um trabalho carinhoso, porque não eram somente executivos, mas sim uma família’”, de modo que puderam compartilhar fraternidade e alcançar grandes resultados.

Dom Rogelio Cabrera, Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos do Celam e Arcebispo de Monterrey, no México, também lembrou a verdadeira comunhão cristã de bens materiais e espirituais entre os membros da Presidência do Celam.

Ele lembrou que o conselho episcopal manteve sua missão com austeridade e transparência administrativa que constituem uma tarefa para a sociedade civil e as demais organizações.

Já Dom Jorge Lozano, Secretário Geral do Celam no último quadriênio lembrou que o organismos manteve-se linkado com as conferências episcopais, com a Confederação Latino-americana e Caribenha dos Religiosos (CLAR), com a Cáritas, as universidades católicas e outras instituições, expressão de uma riqueza de carismas, ministérios e funções.

Ele também destacou o vínculo do Celam com o Papa Francisco e a Igreja em sua missão evangelizadora. “Vínculos que nos enriquecem, alegram e desafiam no nosso caminho cotidiano”.

NOVA PRESIDÊNCIA

Na quarta-feira, 17, foram eleitos os membros da Presidência do Celam para o quadriênio 2023-2027: o novo presidente é o brasileiro Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e recentemente eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Também foram eleitos o 1o Vice-presidente, Dom José Luis Azuaje Ayala, Arcebispo de Maracaibo; o 2o Vice-presidente, Dom José Domingo Ulloa, Arcebispo do Panamá; o presidente do Conselho de Assuntos Econômicos, Dom Santiago Rodrígues; e o secretario-geral, Dom Lizardo Estrada.

(Com informações do Celam)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários