Militares russos prendem dois padres católicos na Ucrânia

Pároco e capelão da Igreja da Natividade da Virgem Maria estão presos em um centro de detenção preventiva em Berdiansk, acusados de preparar ato terrorista

Bispo Stepan Meniok Donetsk da Igreja Greco-Católica Ucraniana
Crédito: Divulgação

Com profunda consternação, a fundação Pontifícia ACN – Ajuda à Igreja que Sofre tomou conhecimento da detenção de dois padres que estavam desempenhando o seu ministério na cidade de Berdiansk, ocupada pela Rússia desde fevereiro deste ano 2022, no sudeste da Ucrânia. 

Os padres Ivan Levitskyi e Bohdan Heleta, pároco e capelão da Igreja da Natividade da Virgem Maria, estão presos em um centro de detenção preventiva em Berdiansk pela administração russa e são acusados de preparar um ato terrorista.

Os padres redentoristas presos pelos russos têm prestado assistência pastoral às paróquias greco-católicas e católicas romanas e estão entre os poucos que ainda permaneceram nos territórios ocupados pela Rússia.

De acordo com o comunicado oficial enviado à ACN, assinado pelo bispo Stepan Meniok, da região de Donetsk da Igreja Greco-Católica Ucraniana, a detenção foi infundada e ilegal. “A acusação de ato terrorista por posse de armas e explosivos pelos clérigos foi fabricada, e todo o golpe foi organizado por razões propagandísticas”, diz.

“Os sacerdotes estão no ministério sacerdotal há mais de três anos e estão realizando suas legítimas atividades pastorais na paróquia local, proclamando a ordem da paz para cada pessoa”, explica Dom Meniok.

“No momento da busca no prédio da igreja, na reitoria adjacente e nas instalações técnicas da paróquia, ambos os padres já estavam sob custódia, o que significa que eles não acompanharam as ações da Rosguard [Guarda Nacional da Rússia] nas instalações da igreja”, aponta o bispo em sua carta.

A ACN acompanha com grande preocupação estes tristes acontecimentos, tendo em conta as repetidas notícias sobre o desrespeito pelos princípios básicos dos direitos humanos por parte dos serviços especiais russos, que levaram os clérigos sob custódia.

“Pedimos a mais ampla divulgação possível de informações, a fim de libertar os sacerdotes presos. Apelamos às autoridades e a todas as pessoas de boa vontade com um pedido para se juntarem à causa da libertação dos padres, bem como para o aumento da oração”, apela o bispo.

De acordo com este pedido, a ACN convoca todos os benfeitores e amigos para rezar pela rápida libertação do Padre Ivan Levytsky e do Padre Bohdan Heleta, bem como por garantias de que eles possam continuar a servir as necessidades espirituais dos fiéis católicos que vivem em Berdiansk, sem impedimentos.

Fonte: ACN Brasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários